Mais de 30 lojas de shoppings de atacado foram fechadas em Farroupilha - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte26/05/2020 | 07h10Atualizada em 26/05/2020 | 07h10

Mais de 30 lojas de shoppings de atacado foram fechadas em Farroupilha

Mesmo com frio, lojistas sentem os efeitos da pandemia

Mais de 30 lojas de shoppings de atacado foram fechadas em Farroupilha Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Mesmo com o frio dos últimos dias colaborando para o uso de malhas, o movimento nos shoppings de atacado de Farroupilha está muito abaixo do esperado por causa dos efeitos da pandemia no comércio. O presidente da Associação dos Centros de Compras da Serra Gaúcha (Acecors), Paulo Dalzóchio, estima que a queda seja de mais da metade do projetado. 

O reflexo imediato são lojas fechando nos quatro shoppings de atacado do município. Conforme o presidente da entidade, de 30 a 40 lojas já fecharam as portas nestes locais nos últimos dias. Esse número representa de 10% a 15% do total de espaços disponíveis. O rodízio de lojistas até é comum nos shoppings de atacado, principalmente na troca de estações, mas nestas proporções é inédito, segundo Dalzóchio.

– O fechar é uma alternativa para tentar voltar – explica o presidente da Acecors.

Muitas das lojas destes shoppings são mantidas por pequenas malharias que, neste momento de dificuldade econômica, optam em cortar custos, como o de aluguel do espaço e os de salários dos atendentes. As excursões até continuam chegando a Farroupilha, mas em menor volume. Os ônibus só viajam com metade da ocupação. Alguns lojistas não saem às compras, mas continuam fazendo pedidos pelos guias de excursões.

– Se o frio continuar e não fechar as lojas na ponta, não será a safra de inverno projetada, mas também não será perdida – destaca Dalzóchio.

A associação representa ainda o Centro de Compras Farroupilha, que atende o consumidor direto, e estará aberto nesta terça de feriado. Só que neste ano sem o movimento que respingava dos milhares de fiéis de fora que vinham para a cidade por conta da Romaria de Caravaggio.

Saiba também
Vinícolas gaúchas são premiadas na França



 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros