A leitura do mercado financeiro para a reunião ministerial - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte26/05/2020 | 07h24Atualizada em 26/05/2020 | 07h24

A leitura do mercado financeiro para a reunião ministerial

Especialista comenta os principais pontos que chamaram atenção dos investidores

A leitura do mercado financeiro para a reunião ministerial Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação
Foto: Marcos Corrêa / Presidência da República/Divulgação

A repercussão da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro no mercado financeiro ocorreu nesta segunda-feira, pois quando ela foi divulgada, na sexta, as negociações já estavam fechadas. Como o mercado quer sempre prever o futuro, a expectativa para a divulgação foi mais tensa do que o pós-evento. De acordo com William Teixeira, sócio responsável pela área de renda variável da Messem Investimentos, de Caxias, houve um certo alívio no mercado com o conteúdo do vídeo.

– Claro que as declarações abrem margem para várias interpretações e alguma discussão. No entanto, o discurso não foi tão contundente quanto afirmou o ex-ministro (Sérgio) Moro e isso acalmou os ânimos – avalia o especialista.

A reabertura gradual da economia em diversos países também impactou positivamente o mercado. Além da investigação sobre a interferência do presidente em relação à Polícia Federal, o mercado ficou de olho no movimento de privatização do Banco do Brasil. Segundo William, geraria muito valor aos acionistas e uma enorme entrada de caixa para o governo federal:

– Guedes (Paulo Guedes, ministro da Economia) até aqui evitou falar abertamente sobre uma venda deste ativo em específico, mas ficou claro nessa reunião que a ideia está viva.

O especialista acrescenta que a questão fiscal do país pode ficar muito comprometida se o PIB não retomar com alguma força nos próximos anos e é possível que em algum tempo essa venda deixe de ser uma opção e passe a ser inevitável.

Saiba também
Mais de 30 lojas de shoppings de atacado foram fechadas em Farroupilha



 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros