Chuva da última quarta-feira renova esperança de safra da uva melhor na Serra Gaúcha - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte17/01/2020 | 10h54

Chuva da última quarta-feira renova esperança de safra da uva melhor na Serra Gaúcha

Média na região foi de 30mm

Chuva da última quarta-feira renova esperança de safra da uva melhor na Serra Gaúcha Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A média de chuvas da última quarta-feira (15), na região, foi de 30mm. Pra se ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que o que choveu em um dia, na Serra Gaúcha, equivale à média mais baixa do mês de dezembro no Estado. Essa informação foi disponibilizada nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Segundo o relatório, a precipitação acumulada em dezembro oscilou entre 30 e 60mm na maioria das localidades. Entre 1º e 15 de janeiro, a variação de chuvas foi entre 50mm e 80mm. Na região central e metade norte do Estado, chegou a 100mm. 

Leia mais
Perdas chegam a quase R$ 150 milhões em municípios da Serra que sofrem com estiagem

Veio do céu a renovação da esperança por uma safra melhor, com menos perdas.

— Na quarta-feira, choveu uma boa média. Claro que nos ajuda bastante, principalmente com a chuva da semana passada. Se continuar nessa sequência de chuva, acreditamos que a safra da uva vá até o final e transcorra tudo dentro da normalidade. Mesmo assim, acredito que a colheita não deva passar de 500 milhões (de quilos). Mas quem está colhendo tem colhido uva com uma boa qualidade e de graduação — avalia Cedenir Postal, presidente da Comissão Interestadual da Uva e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves.

Na última segunda-feira, Postal visitou algumas propriedades, onde pôde verificar uma grande quantidade de parreiras secas por causa da forte estiagem, sobretudo do mês de dezembro. Não há estimativa do percentual perdido, mas vai dar muito trabalho futuro.

— Essas que secaram não tem mais o que fazer. Mesmo depois da chuva de sexta-feira, que foi muito boa, essas não se recuperaram. Esse também é um dos fatores para a safra menor para este ano. 

Leia também
Marcopolo México lança o Viaggio 950
Exportações do polo moveleiro cresceram 10,7% em 2019
Com investimento de R$ 250mil, Caxias conta com mais uma opção de alimentação natural

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros