Empresários da construção civil de Caxias pedem regras mais flexíveis de financiamentos - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte06/09/2019 | 11h24

Empresários da construção civil de Caxias pedem regras mais flexíveis de financiamentos

Um grupo de executivos está articulando um documento a ser enviado ao senador Luis Carlos Heinze (PP), que será o porta-voz no encaminhamento junto ao Ministério da Economia

Empresários da construção civil de Caxias pedem regras mais flexíveis de financiamentos Pena Filho/Agencia RBS
Foto: Pena Filho / Agencia RBS

Os empresários da construção civil de Caxias do Sul estão preocupados com a demora na retomada do setor e com as dívidas que se multiplicam junto aos agentes financeiros.

Solicitando medidas que flexibilizem as regras de financiamento da Caixa e de outros bancos, um grupo de executivos está articulando um documento a ser enviado ao senador Luis Carlos Heinze (PP), que será o porta-voz no encaminhamento junto ao Ministério da Economia.

Nos bastidores dessa mobilização figura o empresário Ovídio Deitos, que, pela sua experiência política, busca caminhos para encaminhar o pleito, com o amparo do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias do Sul.

– O construtor pega dinheiro no banco para edificar e vai pagando a dívida à medida em que vende as unidades habitacionais. Ocorre que há muitos prédios com apartamentos sem vender e a dívida vai crescendo, e os juros tornam-se impagáveis – explica Deitos.

O empresário também mostra receio com o cenário de desemprego, que tem feito muitas famílias perderem seus apartamentos.

– Se não pagar as prestações, em 90 dias,  o banco entra com processo de retomar o imóvel, que vai a leilão e concorre com a própria indústria da construção civil – alega Deitos.  

A reivindicação da categoria é que por meio de um decreto haja flexibilidade das regras, prazos mais elásticos e carência para as construtoras pagarem as dívidas junto aos bancos, assim como para os mutuários da casa própria. Isso não só nos projetos do Minha Casa, Minha Vida. A acompanhar. 

Leia mais
Mais visibilidade a arquitetos e designers gaúchos 
Workshop que pretende descomplicar o vinho ocorre nessa sexta em Caxias
Loja caxiense desvincula-se de franquia e cria marca própria

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros