Com a falência decretada, Basa, de Caxias, irá a leilão - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte13/09/2019 | 15h00Atualizada em 13/09/2019 | 15h00

Com a falência decretada, Basa, de Caxias, irá a leilão

Indústria farmacêutica teve proposta de arrendamento da estrutura e retomada de 150 empregos, mas não foi aceita por um credor

Com a falência decretada, Basa, de Caxias, irá a leilão Daniela Xu/Agencia RBS
Foto: Daniela Xu / Agencia RBS

Em audiência na terça-feira, a massa falida da Indústria Farmacêutica Basa, de Caxias, recebeu propostas de arrendamento da estrutura, o que viabilizaria a retomada da produção de soros e outros itens e a geração de 150 empregos. A oferta aceita é a da Medilar Importação e Distribuição de Produtos Médico-Hospitalares, de Vera Cruz, que submeteu à análise suas condições para assumir o parque fabril por 60 meses. 

Houve a anuência de representantes dos credores do Santander e dos trabalhadores. Mas o Banrisul manifestou-se contrário, apoiando imediato leilão dos ativos (bens móveis e imóveis). O processo encontra-se em trâmite na 6ª Vara Cível da Comarca de Caxias do Sul. 

– A Lei de Falência permite esse tipo de arrendamento, gerando fluxo de caixa para o pagamento dos credores – explica Marcos Gomes, advogado da Medilar.

Se esse caminho se efetivasse, sem a rejeição dos credores, a retomada da Basa garantiria a produção e a recuperação de registros, o que potencializaria sua expertise industrial, o que vale mais do que a estrutura em si. 

Sem esse aval unânime, o juiz Sérgio Fusquine Gonçalves definiu pela tomada de providências para a realização de leilão. Ou seja, a alienação da empresa com a venda dos estabelecimentos em bloco, incluindo licença e marca.

Caso a Basa retomasse a produção, hospitais reduziriam custo logístico com o soro hoje vindo de fora do Estado.

Leia mais
Festa da Uva 2021 anuncia a agência de marketing escolhida
Hotéis se unem a restaurantes pelo turismo em Caxias
Sicredi Pioneira inaugura nova agência no bairro Pio X


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros