Metalúrgicos assinam convenção coletiva em clima harmonioso - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte13/08/2019 | 18h38Atualizada em 13/08/2019 | 19h18

Metalúrgicos assinam convenção coletiva em clima harmonioso

Neste ano, a principal categoria industrial da Serra conquistou reajuste de 5,28% nos salários

Metalúrgicos assinam convenção coletiva em clima harmonioso Uliane da Rosa/divulgação
Paulo Spanholi e Assis Melo assinam convenção dos metalúrgicos Foto: Uliane da Rosa / divulgação

A foto emblemática de cumprimento entre os presidentes do Simecs, Paulo Antônio Spanholi, e do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, mostra um ambiente cordial e de consenso na convenção coletiva 2019, tirando o gosto amargo dos anos em que o acordo precisou ser mediado pela Justiça tamanho o impasse entre patrões e empregados.

Neste ano, a principal categoria industrial da Serra conquistou reajuste de 5,28% nos salários, em assinatura de convenção na manhã desta terça-feira no sindicato patronal.

– É o acordo do equilíbrio. A sensação que temos é que poderia ser um pouco mais, mas foi razoável – salientou Melo.

O dirigente cobrou liberdade de os trabalhadores escolherem fazer a rescisão no sindicato, e não em outros espaços definidos pelas empresas, o que considera um “fator de conflito”.

Já o presidente do Simecs salientou o esforço fabril:

– Mesmo em um momento de dificuldade para as empresas, conseguimos realizar uma negociação equilibrada. O bom senso garantiu que chegássemos a um acordo no qual conseguimos preservar trabalhadores e empresas – acrescentou Spanholi.

O aumento é retroativo a julho, abrangendo 3.053 empresas e 48.145 trabalhadores de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos.

Para contextualizar: com a retração no mercado de trabalho, os metalúrgicos tiveram os salários achatados pelo rodízio, enquanto a inflação deixou o poder de compra comprometido.

Leia mais
Dermatologista de Caxias alavanca sua linha de cosméticos
Tempero mineiro harmonizado com a Serra Gaúcha
Fras-le, de Caxias do Sul, cresce 25% no primeiro semestre

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros