Copo meio cheio na economia? - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte21/08/2019 | 14h53

Copo meio cheio na economia?

Percentual de 50% dos empresários gaúchos estão otimistas com o futuro da economia brasileira

Não é o presente, mas as expectativas com o cenário futuro que garantiram recuperação do Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho, que cresceu 2,9 pontos em agosto, atingindo 59.  Foi o segundo aumento seguido, o que o levou ao maior patamar desde abril deste ano (60,9 pontos), aponta pesquisa divulgada pela Fiergs.

O que isso denota? Que os industriais do Estado acreditam no maior dinamismo da atividade fabril nos próximos meses. O entusiasmo é alimentado pelo número de orçamentos e projetos em andamento, aliado à recente queda da taxa básica de juros.

O momento é fácil? O copo está na metade. Percentual de 50% dos empresários gaúchos estão otimistas com o futuro da economia brasileira. Mas a outra metade se divide: 5,8% estão pessimistas e 44,2% avaliam que a situação deve permanecer a mesma. 

Ou seja, há muita incerteza ainda no ar, mas em economia o clima de confiança ajuda a alavancar os negócios. Esse sentimento é o combustível necessário para que o empresário levante da cama e lute. Não adianta depender de governos. 

As empresas que se destacam no mercado são as que ousam, buscam alternativas e novos destinos. Que não se entregam ao discurso negativo. 

Leia mais
Com investimento de R$ 200 mil, nova empresa foca no trabalhador
É fácil economizar, mas não no supermercado
Carteira de pedidos lotada até setembro na Marcopolo, de Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros