Nem todos falharam em relação à Festa da Uva - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte13/03/2019 | 07h13Atualizada em 13/03/2019 | 07h13

Nem todos falharam em relação à Festa da Uva

A coluna provocou a cidade a repensar suas estratégias turísticas, mas parte do público diz que as críticas devem ser endereçadas à prefeitura

Nem todos falharam em relação à Festa da Uva Marcelo Casagrande/Agencia RBS
A falta de vontade política e de integração entre os setores público e privado foram enaltecidas Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Causou repercussão a nota publicada pela coluna de terça-feira, sob o título “Todos nós falhamos”, que aborda a dificuldade de Caxias do Sul se inserir no mapa turístico brasileiro, embora esteja no corredor de dois destinos badalados: Região das Hortênsias e Vale dos Vinhedos.

Com a enxurrada de críticas à Festa da Uva, nosso principal cartão de visitas, fica a sugestão da coluna para a necessidade urgente de repensar estratégicas para que Caxias não perca o trem do turismo e também não se iluda que a dependência da indústria é garantia de futuro promissor.

Em função das colocações, sem indicar questões políticas, mas sim no intuito de propiciar uma reflexão sobre nosso amadorismo em relação ao turismo, a coluna recebeu contatos de leitores, seja por redes sociais ou por e-mails. As opiniões, divididas, são sintetizadas nos tópicos a seguir:

- Parte do público considera injusta a “mea-culpa” da população em relação à falta de consciência turística, focando que as críticas à Festa da Uva são endereçadas à prefeitura de Caxias e à Comissão Comunitária.

 - Leitores também sentem-se prejudicados com as estratégias de aumento de preços e dificuldades aos visitantes nos Pavilhões.

- Há pessoas com visão coletiva, que concordam que o momento é de reflexão urgente e que a cidade falhou em “não entrar no clima da festa”. 

- Outro questionamento recorrente envolve a carência de políticas públicas, de criatividade e de engajamento de empresas e outros elos da sociedade. 

- Internauta diz que os culpados são os gestores que visam apenas o lucro e afastam expositores locais com valores exorbitantes dos estandes.

- Um dos leitores aponta que Caxias do Sul ficou mais pobre, decadente e que precisa de “prefeitos com a cara do Século 21”

- Fonte da coluna diz que Caxias já perdeu eventos para outras cidades. “É só mais um pouco e a própria Festa da Uva será uma festinha”.

- A falta de vontade política e de integração entre os setores público e privado foram enaltecidas. 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros