Empresários de opiniões divididas em relação a 2019 - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte15/03/2019 | 14h23Atualizada em 15/03/2019 | 14h23

Empresários de opiniões divididas em relação a 2019

Há percepções distintas sobre o ano: alguns comemoram; outros dizem que está demorando a deslanchar

Empresários de opiniões divididas em relação a 2019 Felipe Nyland/Agencia RBS
De forma geral, os profissionais da indústria estão vivendo com uma sensação de retomada Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Conversando com empresários de vários setores da economia caxiense, a coluna percebe que não tem regra. Há executivos muito otimistas com os negócios e outros nem tanto. 

De forma geral, os profissionais da indústria estão vivendo com uma sensação de retomada, com pedidos fechados para o primeiro semestre e expectativas quanto a contratos de exportações. Mas o ano não deslanchou como imaginam. Está bom, mas poderia estar melhor, dizem. 

O comércio é o setor com mais opiniões divididas. Há segmentos comemorando vendas significativas e outros com uma sensação de que as vendas demoram a esquentar.  

O setor do vestuário, por exemplo, convive com temperaturas amenas. É interessante para já apresentar as coleções de outono, mas ao mesmo tempo a indefinição de clima deixa o consumidor reticente em comprar.

Ramos voltados à alimentação, ao bem estar e à vaidade não têm do que se queixar. Na área de serviços, o setor gráfico (de publicações e materiais publicitários) ganhou impulso, um bom termômetro de aquecimento da economia. Não há dúvidas de que é preciso muita persistência e criatividade no mercado. 

Leia mais:

 Silvana Toazza: "Caxias do Sul, uma cidade cheia de virtudes e também de egoísmos"

 Nova empresa, nova identidade


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros