Caxias tem potencial para dois grandes shoppings? - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte11/02/2019 | 16h54Atualizada em 11/02/2019 | 16h54

Caxias tem potencial para dois grandes shoppings?

Instigado pela indagação, o economista Mario Henrique da Rocha escreve à coluna para expor a sua percepção a partir de dados

Caxias tem potencial para dois grandes shoppings? arquivo pessoal/divulgação
Grande número de salas vazias preocupa Foto: arquivo pessoal / divulgação

Continua gerando comentários a publicação sobre o tema “O custo shopping afasta clientes”, em que a coluna discute o grande número de espaços comerciais vazios em empreendimentos como o Bourbon San Pellegrino.

Lojistas e consumidores chegaram a questionar se Caxias do Sul tem potencial para abrigar dois  grandes shoppings (San Pellegrino e Iguatemi).

Instigado pela indagação, o economista Mario Henrique da Rocha escreve à coluna para expor a sua percepção a partir de dados:

“Para comparar, encontrei São José do Rio Preto (SP), com população e PIB um pouco inferiores aos de Caxias e tendo o setor secundário (indústria) como principal motor de sua economia. Essa cidade possui um Shopping Iguatemi e outro de tamanho interessante, cujo nome é Riopreto. Se uma cidade de menor população e PIB consegue comportar dois shoppings, Caxias também consegue. Basta encontrar soluções para diminuir o “custo shopping” e atrair novos clientes. Diante desse cenário, muitos caminhos podem ser adotados, porém implicam em alguma renúncia. A diminuição nos preços de aluguel é um caminho, porém pode impactar o resultado da gestora. A diminuição da tributação por parte do poder público seria interessante para atrair o consumo. Por fim, maximizar a estratégia de marketing, promoções e eventos.”

Potencial de consumo existe, mas é preciso fomentá-lo.

Leia mais:

 Lojas se despedem de shopping de Caxias, ampliando ociosidade

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros