Por que a Serra reage mais rápido à geração de empregos?  - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte25/01/2019 | 11h00Atualizada em 25/01/2019 | 11h00

Por que a Serra reage mais rápido à geração de empregos? 

É um caminho rumo à volta do que já tínhamos em termos de força de trabalho

Por que a Serra reage mais rápido à geração de empregos?  Roni Rigon/Agencia RBS
Em 2013, Caxias absorvia 183,1 mil profissionais. Agora, são 162,8 mil trabalhadores com carteira assinada. Precisamos correr ainda mais Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Se na crise econômica a Serra mostrou seu abatimento, como uma das regiões do país que mais amargaram perda de empregos, é no caminho da retomada que também evidencia sua força. Sim, somos uma das regiões que mais avançam na abertura de vagas de trabalho, com 37 das 65 cidades do Nordeste Gaúcho encerrando 2018 com mais contratações do que demissões. Caxias liderou a criação de vagas no ano passado no RS, com 5.132 oportunidades.

Por que isso acontece? Como a Serra abriga uma indústria forte das áreas automotiva, metalmecânica e moveleira, acaba sendo bastante impactada quando o mercado cessa investimentos em infraestrutura, modernização de empresas e quando há retração de financiamentos. Os contratos nas empresas diminuem, as vagas fecham, e o impacto se alastra em cadeia em outros setores, como o comércio, a construção civil e os serviços. 

Com a confiança sendo restabelecida, a roda volta a girar.  As contratações também são retomadas em grandes companhias que operam com produtos de alto valor agregado. É um caminho rumo à volta do que já tínhamos em termos de força de trabalho. 

Portanto, agora os números impressionam, mas ainda levará um tempo para chegarmos à performance de 2013. Naquele ano, Caxias absorvia 183,1 mil profissionais. Agora, são 162,8 mil trabalhadores com carteira assinada. Precisamos ainda correr muito mais.

Leia mais:

 Microempa, de Caxias, tem terceira presidente mulher 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros