Frei Jaime: o tempo gasto com o amor ao próximo torna-se o melhor tempo d'alma - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião03/11/2020 | 09h06Atualizada em 03/11/2020 | 09h10

Frei Jaime: o tempo gasto com o amor ao próximo torna-se o melhor tempo d'alma

O tempo existe como tal, mas cabe à vida a utilização e distribuição do tempo, de acordo com as buscas e as prioridades

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A relação com o tempo é algo impressionante de ser observado. O tempo existe como tal, mas cabe à vida a utilização e distribuição do tempo, de acordo com as buscas e as prioridades. Encontrar um pouco de tempo para si mesmo, é a grande dificuldade da maioria das pessoas. 

"Não dê tempo ao tempo; dê vida ao tempo." (Márcio Ambrósio)

Quando o contato com os demais não era tão frequente, pela inexistência de meios, as pessoas sobravam tempo até para visitar os familiares e os amigos. O tempo está distribuído de forma justa: todos podem acessar, diariamente, a mesma quantidade de horas. O que cada um faz com o tempo disponível, pode variar significativamente de pessoa para pessoa. Mas o segredo não está no tempo, mas na vida que pode ser agregada. Dar vida ao tempo é ser capaz de utilizá-lo criativamente, para descobrir e redescobrir o caminho que leva à felicidade.

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

O tempo aguarda por ser aproveitado e desfrutado. Se a atitude for somente dar tempo ao tempo, a vida, em alguns momentos, continuará na mesma posição, sem agregar nada. Quanto mais vida for dada ao tempo, mais a realização acontece e o mundo, então, se humaniza, através da bondade e da solidariedade. 

O tempo mais bem gasto é aquele tempo que propicia o acontecimento das boas obras, possibilitando que todos sintam a alegria de viver. As causas movimentam as pessoas e eliminam o egoísmo, pois visam o bem comum. Quando uma pessoa ou uma família gasta o tempo somente com os projetos pessoais, a contribuição humanitária não é contemplada e a felicidade corre o risco de ser limitada a um pequeno espaço. 

É praticamente uma obrigação investir a maior parte do tempo com os objetivos particulares. Porém, um pouco do tempo pode ser destinado às causas sociais, que tornam o planeta um lugar alegre de conviver. O tempo gasto com o amor ao próximo, torna-se o melhor tempo d’alma.

Leia também
Fácil e saudável: aprenda a fazer lasanha de legumes
Em dois dias, três pessoas morrem em acidentes em Lagoa Vermelha 
VÍDEO: poeta Polliana Abreu lança versão audiovisual de seus textos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros