Frei Jaime: o autoconhecimento é necessário para acertar nas escolhas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião04/11/2020 | 09h24Atualizada em 04/11/2020 | 09h24

Frei Jaime: o autoconhecimento é necessário para acertar nas escolhas

Quanto mais uma pessoa se conhece, mais está habilitada a pegar da vida o que a torna melhor

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A vida de todos está cada vez mais movimentada. Alguns ficam inebriados com as muitas possibilidades de criar diferentes momentos e de poder formatar os próprios inventos.

"E a gente vai pegando da vida o que nos torna melhor." (Luzes e Cia)

Cada pessoa tem seu estilo, seus gostos e diferentes sonhos. Porém, praticamente todos, cedo ou tarde, se deparam com situações não imaginadas, com surpresas que quase roubam o chão. Ainda bem que, no final de tudo, fica o aprendizado e aumenta a maturidade.

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

O importante é não gastar tempo travando uma batalha com aqueles acontecimentos que instigam o sofrimento e roubam um pouco da paz interior. Ninguém é tão perfeito ao ponto de achar que não merece nada de exigente. Alguns fatos podem até atrasar a felicidade, alterar os planos, trocar de datas ou fazer desistir de um sonho. Mesmo assim, o que é possível absorver da vida é muito maior do que qualquer tropeço ou desilusão. 

O autoconhecimento é necessário para acertar nas escolhas. Quanto mais uma pessoa se conhece, mais está habilitada a pegar da vida o que a torna melhor. É próprio do mundo ofertar de tudo, inclusive o supérfluo e até o que não faz bem. O segredo está no coração de quem sabe selecionar e até recusar coisas e oportunidades, que poderão comprometer a história de vida. 

É imprescindível saber quais as buscas mais profundas e quais as metas a serem atingidas, só assim será possível escolher o melhor, que a vida tem para oferecer. A persistência no caminho do bem não é privilégio de alguns, mas uma determinação, de dentro para fora, da parte daqueles que tomam, diariamente, a vida nas próprias nas mãos e a encaminha para a paz, à serenidade e o amor.

Leia também
Fácil e saudável: aprenda a fazer lasanha de legumes
Em dois dias, três pessoas morrem em acidentes em Lagoa Vermelha 
VÍDEO: poeta Polliana Abreu lança versão audiovisual de seus textos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros