Frei Jaime: não deixe nenhum espaço para o desânimo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião11/11/2020 | 09h40Atualizada em 11/11/2020 | 09h40

Frei Jaime: não deixe nenhum espaço para o desânimo

Quando as pequenas conquistas também são contabilizadas, a vida passa torna-se mais entusiasmada e motivada a seguir em frente

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A vida é feita da soma de pequenos avanços diários. Cada passo tem um valor infinito, ao ponto de merecer gratidão. Na maioria das vezes, as pessoas valorizam mais os grandes feitos e se esquecem que são os pequenos detalhes, que tornam gloriosa uma conquista.

"Você já deu muitos passos. Você está indo bem. Não desanima." (Matheus Rocha)

É mais fácil lamentar o que não foi alcançado e achar que nada dá certo. A exigência acompanha os dias e dificulta aquelas buscas que têm a missão de realizar sonhos. Mesmo que tudo pareça distante, é importante saudar os pequenos passos de cada dia e reconhecer a própria capacidade.

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

O desânimo não permite a visita da vitória, nem a antecipação da alegria. Uma pessoa desanimada não tem expectativas, não alimenta a esperança, coloca sempre ponto final, ao invés de vírgula. Algumas situações são realmente complicadas e desgastam muitas energias. Mesmo que o resultado não seja o que fora almejado, sempre é possível reunir alguns ganhos e cimentar o caminho para novas tentativas. 

Para perceber os pequenos acréscimos se faz necessária a capacidade de se alegrar com o pouco e celebrar até mesmo um simples milímetro de avanço. Quando as pequenas conquistas também são contabilizadas, a vida passa torna-se mais entusiasmada e motivada a seguir em frente. Os muitos passos dados até aqui são de suma importância para poder ir em frente e antecipar o sabor da realização e da alegria de viver. 

Mesmo que os motivos sejam justos, não convém desanimar, pois é desperdiçar tempo e comprometer a realização daqueles sonhos acalentados, desde sempre. Então, não deixe nenhum espaço para o desânimo. Você já deu muitos passos. Sem dúvida, você está indo bem. Com persistência é possível abraçar o que a vida oferece diariamente.

Leia também
Em fase de acabamento, Estação Férrea de Farroupilha deve ser inaugurada em dezembro
Na Cozinha: aprenda a fazer bolo de banana com calda de café
Saiba qual é a plaquinha que ganhou espaço no comércio caxiense com a pandemia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros