Tudo o que você precisa saber sobre a reabertura das salas de cinema em Caxias e Bento - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Sala escura, o retorno21/10/2020 | 18h37Atualizada em 21/10/2020 | 18h53

Tudo o que você precisa saber sobre a reabertura das salas de cinema em Caxias e Bento

GNC e Cinépolis, em Caxias, e Movie Arte, em Bento, voltam a exibir filmes a partir desta quinta-feira

Tudo o que você precisa saber sobre a reabertura das salas de cinema em Caxias e Bento Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Público deverá manter o distanciamento nas salas e usar máscara durante as sessões Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Um dos primeiros serviços culturais a suspender atividades logo no início da pandemia de covid-19, o cinema ensaia uma retomada na Serra a partir de hoje. As redes localizadas nos shoppings de Caxias (GNC e Cinépolis) e de Bento (Movie Arte) reabrem suas portas depois de sete meses sem exibir filmes. A decisão foi baseada em muitas discussões sobre as práticas e protocolos necessários para manter a segurança do público durante a pandemia. O presidente do Sindicato dos Exibidores do RS e diretor do GNC Cinemas, Hormar Castello Jr., diz que a pandemia foi tão brusca para o setor que ele prefere nem divulgar os números relacionados ao prejuízo nesses sete meses de pausa. O retorno marcado para hoje não vai, nem de longe, salvar o ano das salas de cinema do ponto de vista econômico, mas é simbólico para que o público sinta que é possível voltar a frequentar esses espaços em segurança.

– A ideia é retomar aos poucos. O cinema sempre foi um prazer, uma diversão, nosso objetivo é passar tranquilidade às pessoas, que elas entendam que podem voltar a frequentar, que podem levar seus filhos. Queremos passar confiança para o espectador – aponta Hormar.

Leia mais
CINEMA: confira os horários dos filmes em cartaz nas salas de Caxias e Bento

A lista de medidas de segurança tomadas a partir de agora inclui, por exemplo, a ocupação de no máximo 30% dos assentos disponíveis em cada sala e o uso da máscara, mesmo enquanto se assiste ao filme. O público só poderá tirar a máscara enquanto estiver consumindo alimentos ou bebidas comprados na bomboniere do cinema – esse consumo só poderá ser feito enquanto as pessoas estiverem sentadas em seus lugares. Os assentos são numerados e não será permitida a troca de lugares. Cada espectador ficará a uma distância de pelo menos dois metros em relação aos demais. A conferência de ingressos deverá ser feita sem contato manual e os cinemas incentivam que as pessoas comprem suas entradas de forma online. Haverá também funcionamento da bilheteria, com as filas respeitando as regras do distanciamento mínimo. A saída das salas também será ordenada de forma diferente, evitando qualquer tumulto. Como em outros lugares onde o acesso do público vem sendo retomado durante a pandemia, a disponibilização de álcool gel e a higienização de espaços de uso comum serão constantes.

– Tem outra questão importante de se divulgar que é o sistema de ar condicionado que todos os cinemas grandes têm, que é um sistema que faz a renovação permanente do ar das salas – aponta Hormar.

Apesar dos poucos blockbusters que ganharam estreia neste período de pandemia mundial, a programação das salas de Caxias e Bento contará com pelo menos duas estreias: Como Cães e Gatos 3 - Peludos Unidos e Os Novos Mutantes. Já Scooby! O Filme, que também entra em cartaz nos três maiores cinemas da Serra, ganhou estreia via streaming em julho e agora chega às telonas. No GNC, a programação foi completada com alguns filmes já lançados do diretor Cristopher Nolan, possibilitando que os espectadores revejam no cinema sucessos como Dunkirk, Batman - O Cavaleiro das Trevas, Interestelar e A Origem.

– Este festival do Cristopher Nolan é um aquecimento para o Tenet, estreia importante que entra em cartaz na semana que vem, um dos poucos blockbusters que mantiveram a estreia em 2020 – aponta o diretor do GNC.

Outro cinema do circuito de Caxias, a sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, ainda não possui previsão para retorno, pois atualmente aguarda licitação para compra de equipamentos.

Leia também
Artista plástico Christian de Lima inaugura a exposição "Das Costas de um Cavalheiro" nesta quarta, em Caxias
Escritores participam de lives sobre literatura organizadas em Canela
Jonas Piccoli lança o livro "O Aviador de Sonhos" nesta quinta

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros