Frei Jaime: o tempo é precioso - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião29/10/2020 | 08h00Atualizada em 29/10/2020 | 08h00

Frei Jaime: o tempo é precioso

Assim como algumas flores desabrocham em outras estações, da mesma forma a vida vai despertando para que o momento certo aconteça

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A claridade chega e nos convida para recomeçar... Revestir-se de luz, a cada amanhecer, é estar adequadamente preparado para espantar a escuridão, que pode chegar de todos os lados... Somente as pessoas do bem conseguem afastar o mal, que, convenhamos, é insistente... Que a bondade acompanhe as horas deste dia... Feliz 5ª feira! Outubro já está de malas prontas... 

"Nem todas as flores florescem na mesma estação e nem todas as frutas amadurecem na mesma época." (Matheus Rocha). 

O tempo é precioso e pontual, pois pode ajudar na compreensão das diferenças e favorecer para que as atitudes sejam adequadas. Assim como algumas flores desabrocham em outras estações, da mesma forma a vida vai despertando para que o momento certo aconteça. Por muito tempo, a humanidade foi se acostumando com padrões nem sempre compatíveis com o público em geral. Longe de ser um ato de rebeldia, aos poucos, a individualidade conquistou mais espaço e, hoje, é possível personalizar tratamentos e adequar formatos.                        

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

Aceitar as diferenças é um exercício ainda exigente, mas que ajuda profundamente na realização. Se todas as frutas amadurecessem na mesma época, em determinados períodos não haveria como fazer escolhas. Flores e frutos seguem um ciclo natural, exceto quando as variações climáticas são mais acentuadas. A vida de cada pessoa também tem diferentes etapas e variados ciclos. O respeito é a melhor forma de harmonizar a convivência e de auxiliar para que todos se encontrem com a felicidade. 

Quem presta atenção no desenrolar dos dias vai perceber que nem todas as crianças começam a caminhar com a mesma idade, algumas iniciam a pronúncia das palavras mais cedo e outras mais tarde. São detalhes que trazem presente que cada pessoa tem um tempo próprio, muitas vezes distantes dos padrões. Aguardar a chegada do tempo favorável é um exercício exigente, que não pode ser acompanhado pela ansiedade e nem pela acomodação. Viver no tempo certo é uma descoberta diária, que só acontece quando a pressa é afastada e o medo desmistificado. Enquanto os dias passam, convém olhar para as flores e para os frutos e apreender os respectivos ensinamentos. Viver é um aprendizado para todas as épocas. 

Bênção! Paz&Bem! Santa Alegria! Abraço!! 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros