Frei Jaime: o segredo está na paciência com a própria jornada - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião07/10/2020 | 08h01Atualizada em 07/10/2020 | 08h01

Frei Jaime: o segredo está na paciência com a própria jornada

Cedo ou tarde, as coisas se justificam

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A quarta-feira chega mansamente... A natureza se apresenta de forma surpreendente, confirmando que estamos na primavera... No calendário litúrgico, hoje é dia de N. Sra. do Rosário... Para além das diferenças religiosas, está a espiritualidade que nos conecta com Deus... Sem fé eu não saberia viver! É com a força da fé que a vida adquire um significado, possível de ser renovado a cada amanhecer... Feliz dia! 

"Uma hora as coisas se justificam. Tenha paciência com a sua jornada." (Matheus Rocha).

No âmago da vida reside o mistério. Na maior parte das vezes, o desejo é explicar tudo, saber detalhadamente o que se passa. É comum, porém, não ser capaz de compreender os acontecimentos, nem os sentimentos e até mesmo as atitudes. No entanto, cedo ou tarde, as coisas se justificam. O segredo está na paciência com a própria jornada existencial, que experimenta oscilações e repentinas mudanças. Ter paciência consigo mesmo não é algo que se alcança de um dia para o outro. A cada amanhecer é importante renovar as forças e aproximar-se do ideal sonhado e planejado. O que não é compreensível num dia, no outro pode tornar-se evidente.    

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

O tempo é um componente muito importante, quando se trata de administrar imprevistos e delinear outras perspectivas. A vida pode se utilizar do tempo até para transformar obstáculos em oportunidade de aprendizado. Acontece que a maioria não quer ter paciência ou pouco faz para desenvolver a capacidade de esperar o tempo certo de cada coisa. A paciência é uma qualidade cada vez mais necessária, para dar conta de um mundo que é rápido e exigente. Ainda bem que não são poucas as pessoas que vão se trabalhando e, aos poucos, deixam de ser impacientes, alcançando, então, aquela serenidade que abre caminhos e que multiplica a satisfação. 

A jornada de cada um é feita de uma diversidade de coisas e de situações. Manter a calma é algo essencial, dentro e fora de casa. As pessoas que consideram o autocontrole facilmente crescem, ampliando aqueles valores que humanizam e alegram os ambientes. É também importante recordar que os outros não são totalmente responsáveis pelos desencontros, que a vida vai experimentando. Pouco ajuda buscar culpados por alguns acontecimentos.  O exercício da humildade reúne o que se dissipou e aproxima os que tomaram distância. Sem dúvida, ter paciência é uma decisão que pode fazer toda a diferença. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros