Frei Jaime: há um pedido que é validado por todas as gerações: a paz - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião16/10/2020 | 09h03Atualizada em 16/10/2020 | 09h03

Frei Jaime: há um pedido que é validado por todas as gerações: a paz

Mais do que pedir por ela, é urgente tornar-se um instrumento a seu serviço

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

A facilidade em pedir parece ser inerente ao ser humano, por isso nem requer aprendizado. A todo instante alguém está solicitando algo, com o toque da espontaneidade e da confiança. É interessante observar que o viver está interligado à necessidade de pedir, provando que a vida é feita de muitas trocas. Nem sempre a consciência e o bom senso acompanham as solicitações. 

"Só pede paz, o resto vem junto." 

A escala de valores pode ser percebida ou deduzida, nos diferentes pedidos de cada dia. Muitas pessoas são insistentes em pedir o que é supérfluo, mas quando alcançam entendem que não era necessário. Porém, há um pedido que é validado por todas as gerações: a paz. Em todos os recantos do planeta, a cada segundo, milhares estão suplicando por paz. Mais do que pedir a paz, é urgente tornar-se um instrumento a serviço da paz.

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

Sem ela a vida não é vida, o sol deixa de brilhar, as flores não desabrocham, o inverno não se despede e o outono não chega. A paz não é algo a ser encontrado nos pequenos ou grandes mercados, pois ela, desde sempre, fixou residência no coração das pessoas. Onde está um humano, aí a paz se torna possível. 

Os humildes são os portadores, por excelência, da paz. Os orgulhosos sentem falta da paz, mas têm dificuldade de promovê-la. Como são felizes as pessoas que assumem como missão construir a paz, independentemente do local e do momento. Quando a paz é conquistada, o restante, que também tem sua importância, acontece naturalmente. 

Normalmente, a maioria primeiro pede as outras coisas e, no final, acaba sentindo falta e, então, suplica pela paz. Não são poucos os que têm tudo, mas carecem do principal que é a paz. A cada dia que passa a paz se torna cada vez mais necessária e, ao mesmo tempo, mais escassa. Que se multipliquem os protagonistas da paz e que a família seja o espaço da contínua gestação desse sentimento que harmoniza a vida e eleva a alma.

Leia também
Confira o tamanho do supermercado que será construído no lugar da antiga Robertshaw
Conheça o maior fã da banda vacariense Poetas e Boêmios
Doce e bem fofinha: receita de panqueca de banana com canela

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros