Frei Jaime: a vida é tão imensa e cheia de possibilidades - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião30/10/2020 | 08h00Atualizada em 30/10/2020 | 08h00

Frei Jaime: a vida é tão imensa e cheia de possibilidades

É confortante, porém, dizer que a vida é uma grande viagem

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chega anunciando que o final de semana será um pouco mais prolongado... Penúltimo dia de outubro... O dia de finados se aproxima... Os sentimentos são tantos... Como faz bem acreditar na eternidade... Nada de ansiedade neste dia... No lugar da ansiedade é melhor redobrar a paciência e aumentar a fé! Feliz 6ª feira! 

"Felizes os que trazem humildade e navegam nas contradições da vida, com lucidez." (Neusa Fante). 

A vida é tão imensa e cheia de possibilidades, que facilmente as pessoas acabam esbarrando na limitação das palavras, quando se trata de ensaiar uma definição. É confortante, porém, dizer que a vida é uma grande viagem e que o destino é o infinito. O bilhete de acesso a este longo percurso é a humildade. O princípio norteador e que fornece sustentação aos muitos passos da vida é, sim, a humildade. Somente os humildes são capazes de trafegar nos diferentes espaços, sem esbarrar em nenhum obstáculo.                          

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro  

É simplesmente interessante perceber como a vida se torna mais leve e mais próxima das possibilidades de superação, quando o coração não abre mão de viver de forma simples, humilde e em paz. As contradições existenciais marcam presença no cotidiano. Alguns momentos são realmente críticos e exigem atenção, paciência e muita esperança. A lucidez não pode brincar de se esconder, pois os desafios precisam ser tratados com objetividade e distantes da pressa. A vida não é difícil, mas está situada num mundo marcado pela complexidade. As respostas dependem da compreensão das perguntas e dos objetivos traçados. 

É evidente que é mais fácil viver superficialmente. Porém, nos momentos difíceis, quem vive com profundidade tem maior propensão para encontrar alternativas, que confirmem o caminho da felicidade. Para obter lucidez é importante encontrar-se com a sabedoria, pois nem tudo depende da razão. As pessoas inteligentes emocionalmente e espiritualmente trilham outros caminhos, que podem alcançar resultados extraordinários. A humildade é o único jeito para ser naturalmente humano e tornar criativamente o mundo um pouco melhor. Que cada vez mais as pessoas possam navegar nas águas profundas da humildade e da lucidez. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços! 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros