Frei Jaime: a descoberta do valor da própria vida é essencial para viver em harmonia - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião06/10/2020 | 08h00Atualizada em 06/10/2020 | 08h00

Frei Jaime: a descoberta do valor da própria vida é essencial para viver em harmonia

Acordando na hora prevista... por uns instantes é possível pensar, sem pressa, como será o dia

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando na hora prevista... por uns instantes é possível pensar, sem pressa, como será o dia... O que nos espera ao longo desta terça-feira? Não sabemos de tudo, mas estamos dispostos a acolher os desafios e as muitas alegrias desta jornada... Vamos que vamos! 

"Encontrar o seu valor em meio à solidão imposta é engrandecedor." (Neusa Fante). 

A descoberta do valor da própria vida é essencial para existir e conviver em harmonia. Quando  equilibrada, a autoestima permite uma melhor acolhida para com o desenrolar dos fatos e acontecimentos. Viver bem é uma meta e, ao mesmo tempo, um direito, que alcança significado à existência. Cada pessoa é chamada a descobrir o seu valor, não como superioridade, mas como expressão do dom da vida. Mesmo que as situações nem sempre sejam favoráveis, a vida é repleta de brilho e de possibilidades.     

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro 

O direcionamento que cada pessoa dá para sua existência, pode render realização ou até mesmo decepção. A solidão ou a impossibilidade de realizar alguns dos sonhos, não deveria excluir a oportunidade de engrandecer os pequenos encontros e os muitos detalhes de cada dia. A primeira e grande ocupação é com a vida. Os problemas podem adquirir diferentes tamanhos, dependendo do estado de ânimo, do estilo e dos traços da personalidade. O meio onde cada um vai crescendo também pode influenciar positiva ou negativamente. Porém, num determinado momento, todos podem fazer suas escolhas, percorrer este ou aquele caminho, se importar com a edificação da sua história ou, de forma indiferente, deixar os fatos à margem das próprias buscas. 

O valor de uma pessoa, no entanto, se faz visível e presente na medida em que a disposição deixa de ser muro para tornar-se ponte. O otimismo não é privilégio de alguns, mas uma possibilidade de todos. Estar focado no positivo ou no negativo é uma questão de escolha. Normalmente é mais fácil ser pessimista, mas os resultados não rendem, nem alcançam a alegria, que é necessária todos os dias. Ninguém recebeu a vida para viver triste, mas todos podem vibrar por existir, mesmo que alguns problemas sejam persistentes. O encontrar o próprio valor é uma verdadeira missão. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros