Fotógrafa Angela Pimentel abre exposição virtual "(In)Transitório" - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Isolamento19/10/2020 | 09h02Atualizada em 19/10/2020 | 09h05

Fotógrafa Angela Pimentel abre exposição virtual "(In)Transitório"

Imagens mostram interpretações sobre a quarentena

Fotógrafa Angela Pimentel abre exposição virtual "(In)Transitório" Angela Pimentel/Divulgação
Entre as obras realizadas por Angela estão autorretratos Foto: Angela Pimentel / Divulgação

Quando a pandemia começou, a caxiense Angela Pimentel, 28 anos, vivenciava um momento delicado. Entre os desafios mais urgentes estavam a maternidade de primeira viagem – Pierre, nasceu em outubro de 2019 – e uma certa dúvida sobre qual caminho seguir profissionalmente. Assim como muitas outras pessoas, ela conseguiu lançar um olhar mais atento a si mesma durante o período de distanciamento social e, nessa investigação íntima, a linguagem da fotografia autoral e dos retratos pictóricos surgiu como uma possibilidade de expressão a ser explorada. O primeiro resultado dessa incursão está na exposição (In)Transitório, com abertura marcada para esta segunda (19), em ambiente virtual. O trabalho contou com financiamento do edital FAC Digital - RS.

Num primeiro momento, Angela passou a exercitar ideias com autorretratos e performances que conversavam com temas relacionados à pandemia, principalmente com a necessidade de ficar em casa. Mas daí surgiu um anseio.

– Eu não queria falar só sobre minha vida, queria saber um pouco sobre o que as outras pessoas estavam vivendo também – conta a artista.

Assim, Angela criou um miniquestionário para investigar quais sentimentos, anseios, preocupações estavam acompanhando as pessoas durante o período. Disponibilizadas via redes sociais, as perguntas foram respondidas por 41 pessoas. E foi a partir dessas respostas que a exposição (In)Transitório ganhou forma. A mostra, composta por 15 obras (entre fotografias e vídeos), traz uma interpretação da artista sobre os relatos recebidos.

– Eu coloquei muito de mim nesse trabalho, escolhi coisas que eu me identificava para retratar. Foi ótimo também no sentido de eu estar produzindo, de dar um tempo para a cabeça criar ao invés de ficar pensando em coisas ruins – diz.

Exposição virtual (In)Transitório, de Angela Pimentel<!-- NICAID(14614488) -->
Visões sobre o isolamento na quarentenaFoto: Angela Pimentel / Divulgação

Angela conta que os relatos sobre a pandemia recebidos de terceiros acabaram a surpreendendo. É claro que vários sentimentos pesados surgiram, como a ansiedade e o medo. Mas ao contrário do que a artista imaginava, muitas pessoas estavam aproveitando o momento de distanciamento social para ressignificar positivamente questões de sua própria vida, alguns iniciaram processos de cura, outros desengavetaram projetos antigos, por exemplo. A própria artista também conseguiu enxergar aspectos positivos no isolamento.

– Minha cabeça conseguiu aterrar, ficamos só eu, o bebê e meu companheiro, consegui reorganizar minha vida e ir atrás do que queria – avalia Angela.

Como prevê o edital FAC Digital - RS, a exposição (In)Transitório ficará disponível permanentemente.

Programe-se
:: O quê: exposição virtual “(In)Transitório”, de Angela Pimentel.
:: Quando: abertura nesta segunda (19).
:: Onde: link para acesso será disponibilizado no perfil de Instagram @angelat.pimentel e pelo evento no Facebook.
:: Quanto: acesso gratuito.

Leia também
Artistas circenses da Paraíba estão ilhados em Caxias e pedem ajuda
Sandra Cecília Peradelles: caso Robinho e o medo de ser mulher
No Dia do Médico, profissionais caxienses respondem: "que lição a Medicina me ensinou para a vida?"
Casa & Cia: veja detalhes da reforma do Palacete Eberle, Patrimônio Histórico de Caxias
Tríssia Ordovás Sartori: Qual é a tua barra de chocolate?
Nivaldo Pereira: ajustes e revisões
Iniciativa da Unidade de Artes Visuais de Caxias propõe que público crie obras de arte  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros