Cetec Festival ganha edição online, com transmissões a partir desta quarta-feira - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Artes14/10/2020 | 08h00Atualizada em 14/10/2020 | 08h00

Cetec Festival ganha edição online, com transmissões a partir desta quarta-feira

Mostra artística da escola de ensino médio e técnico da UCS envolve quase 600 alunos

Cetec Festival ganha edição online, com transmissões a partir desta quarta-feira Diego Javier/Divulgação
Bastidores de gravação com o estudante Diego Dall¿Agnol Foto: Diego Javier / Divulgação

Por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social, a tradicional mostra cultural anual dos alunos do Cetec, escola de ensino médio e técnico da UCS, ganhou versão online este ano. Desta quarta até sexta-feira, as produções artísticas que envolvem os quase 600 estudantes da escola podem ser conferidas no YouTube (canal Cetec UCS), sempre a partir das 19h30min. 

A mostra traz o resultado de sete meses em que os grupos se dedicaram a produzir uma peça audiovisual, sob a coordenação da professora Liliane Viero. Como eixo temático, as turmas foram desafiadas a explorar os 25 anos da escola, completados em 2020, mergulhando na história e nos fatos que marcaram o período. Se em outros anos o foco era no teatro, a peculiaridade deste ano fez diversificar as produções, agregando minidocumentários e coreografias de dança, entre outras manifestações artísticas.

– Foi um desafio pedagógico muito grande, por tudo o que envolve as habilidades técnicas e também o trabalho em grupo. Tivemos que trabalhar as frustrações de não poder realizar o festival como em anos anteriores, mas ao longo do ano todos os alunos compraram a ideia e fizeram com muito entusiasmo e criatividade para driblar as limitações – comenta o produtor geral do festival, Marcelo de Gregori.

A diretora do Cetec, Ana Possapp Cesa, se diz ansiosa para conhecer as criações caseiras dos alunos, que a cada ano surpreendem pela criatividade. Ela valia que a migração para o digital é um palco a mais entre tantos que o festival já teve. Mais do que o local, se físico ou virtual, o que importa é o aprendizado e o envolvimento dos alunos:

- Ao longo dessas duas décadas e meia já passamos por muitos palcos, como a Casa da Cultura, o Campus 8, e agora o Teatro do Bloco M da UCS, isso sem contar nas edições do festival realizadas nas cidades de Farroupilha, Guaporé, Bento Gonçalves e Veranópolis, por exemplo. Não importa o palco, o sentimento é sempre o mesmo - destaca a diretora do Cetec, Ana Possapp Cesa.

Serão apresentadas 14 produções, sendo uma de cada turma da escola. A programação ainda terá 11 esquetes individuais, em que alunos mostram seus talentos em música, dança, canto, teatro e leituras dramáticas. A apresentação do evento será feita por dois egressos do Cetec, a jornalista Renata Chies e o empresário Rafael Basso.

Leia também
Editais financiados com recursos da Lei Aldir Blanc estão disponíveis em Bento
Grupos de dança podem se inscrever no Caxias em Movimento
Grife Detalhe Básico lança a coleção Hiato
Frank Tartarus a cria a série de tirinhas "Lunático contra os quatro cavaleiros do Apocalispe"
A geração da empatia: crianças repletas de amor pelo próximo são a esperança por uma sociedade mais humanizada

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros