Frei Jaime: os dias são cheios, mas é possível viver de forma serena - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião14/09/2020 | 08h40Atualizada em 14/09/2020 | 08h40

Frei Jaime: os dias são cheios, mas é possível viver de forma serena

Que alegria estar vivo!

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Um novo dia e uma nova semana se unem para nos convidar ao significativo ato de recomeçar... Que alegria estar vivo! Que bom ter esperança e acreditar nas muitas possibilidades, que o amanhecer nos oferece... Viver é uma escolha que vale a pena! Aos poucos vamos abandonando as incertezas e nos abraçando ao protocolo do cuidado, pois a saúde é a nossa meta... Viver é muito bom! 

"Que os pensamentos se acalmem dentro de nós." 

Ao longo dos dias é possível compreender que a necessidade de estar bem é fundamental para garantir o exercício dos diferentes papéis, que cada qual exerce. Os compromissos não perguntam ‘como você está’, apenas aguardam pela responsabilidade assumida. A agenda diária está sempre repleta de atividades e de obrigações. Sem contar que, muitas vezes, é necessário fazer alguns encaixes, pois as exigências de última hora chegam sem pedir licença. Os dias são cheios, mesmo assim é possível viver de forma serena, a partir do autocontrole e dos sonhos.              

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Nada do que é feito conscientemente é em vão. Tudo soma para que a história de vida seja mesclada por muitos capítulos existenciais. Porém, o segredo é acalmar os pensamentos que fazem uma verdadeira ‘revolução’ na vida de todos aqueles, que não se posicionam como gestores de si mesmos. Várias vezes, durante o dia, é necessário fazer uma parada para ordenar os pensamentos e habilitar o fluxo, para que o alcance das metas não seja prejudicado. Ouvir uma música faz um bem enorme, mas escutar o silêncio é simplesmente inebriante. 

A diminuição dos ruídos externos não acontecerá dentro de um curto prazo de tempo. O mundo tem seu ritmo, que nem sempre respeita os gostos e as necessidades humanas. É necessário ser criativo e descobrir o melhor jeito de estar no mundo, sem ser do mundo. Acalmar diariamente os pensamentos não é mais uma tarefa, mas condição para que o significado e o sabor da vida não se percam. As pessoas que não se entrelaçam com o silêncio podem facilmente se aproximar da ansiedade e de tudo aquilo que machuca o emocional, pois rouba a serenidade. Se não for possível diminuir os compromissos, que aumente a paz interior, e a alegria de viver estará sempre presente. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros