Frei Jaime: o mundo é feito de pessoas em movimento - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião19/09/2020 | 08h15Atualizada em 19/09/2020 | 08h15

Frei Jaime: o mundo é feito de pessoas em movimento

Mesmo sem deslocamentos físicos, os sentimentos e os pensamentos não se aquietam

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A claridade deste sábado chega e nos convida à leveza e à paz... Muitos, no sábado, dão um espaço maior para a preguiça... Na verdade não é preguiça, mas um jeito mais espontâneo de acordar e de abraçar um dia diferente dos demais... A grande maioria, durante a semana, não desgruda do relógio, pois os compromissos exigem presença e pontualidade... Que bom que existe o sábado! 

"Pessoas vêm e vão. Mas em vão, ninguém vem." 

O mundo é feito de pessoas em movimento. Mesmo sem deslocamentos físicos, os sentimentos e os pensamentos não se aquietam, às vezes fervem, se agitam e depois se acalmam. É normal termos mais contato com um determinado grupo de pessoas, por causa dos vínculos que são estabelecidos. Mas, além do pertencimento, muitas pessoas chegam para permanecer somente um instante ou um período restrito.                   

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

O interessante não está no tempo que as pessoas permanecem, mas nas entregas que elas fazem, pois todos deixam algo e, quando partem, levam alguma coisa. Mesmo que não seja possível perceber imediatamente, ninguém chega em vão. Em todas as chegadas algo fica, marcas acontecem, impressões se estabelecem e sentimentos surgem. O importante é perceber que os movimentos são provocados por pensamentos e fazem surgir diferentes sentimentos. Deixar marcas, através do olhar, das palavras, do silêncio e dos gestos, é um  jeito bonito de dar significado aos acontecimentos, de um modo especial aos encontros. Para perceber e receber o que as pessoas deixam é necessário aguçar a sensibilidade. 

É comum estar diante de uma pessoa e não recordar que se trata de um ser humano, com sonhos, buscas, qualidades e limitações. O valor do ser humano precisa ser recuperado com urgência, pois uma pessoa não é um simples número. Existe uma verdadeira riqueza de dons em cada ser humano, possibilidades que desconhecem fim. Os momentos se eternizam, quando é dado o devido valor e atenção ao outro. Valorizar as pessoas unicamente por interesse é distanciar-se da ética e negligenciar o amor. Sim, as pessoas vêm e vão, mas nada é em vão. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros