Frei Jaime: disciplinar os pensamentos não é tarefa fácil, mas necessária - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião21/09/2020 | 08h00Atualizada em 21/09/2020 | 08h00

Frei Jaime: disciplinar os pensamentos não é tarefa fácil, mas necessária

A busca pela harmonia interior é fundamental para que a vida se encontre com a realização

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer da segunda-feira nos convida ao recomeço... Os dias passam... Que bom estar vivo e sentir a dinâmica do tempo, na conjugação dos sentimentos e dos pensamentos... Se o tempo não passar, deixa de ser tempo, para se materializar em alguma coisa... Hoje é o dia da árvore... Na escola, na infância, era o dia de plantar uma árvore... Hoje nem todos podem plantar uma árvore, mas todos podem cuidar... Boa semana! 

"Os pensamentos que escolhemos pensar são as ferramentas que usamos para pintar o quadro de nossa vida." (Louise Hay). 

A busca pela harmonia interior é fundamental para que a vida se encontre com a realização. Naturalmente os pensamentos parecem indisciplinados, pois a pessoa é capaz de pensar muitas coisas ao mesmo tempo. Em alguns momentos, porém, alguns fixam o pensamento em determinadas coisas e não abrem possibilidades de refletir algo a mais. Os pensamentos são como ferramentas que as pessoas utilizam para emoldurar o quadro da própria vida, que terá diferentes paisagens e tonalidades.                   

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Nenhum pensamento quer permanecer unicamente como pensamento. Os insistentes pensamentos visam à ação. De tanto pensar, é bem provável que a pessoa acabe fazendo. Então, quem é responsável pelo ato de pensar? Quem ordena os pensamentos, numa lógica existencial, tendo em vista a felicidade? Disciplinar os pensamentos é uma tarefa nem sempre fácil, mas necessária. Em determinados dias, os pensamentos simplesmente se movimentam ao ponto de deixar qualquer pessoa tonta. 

Por outro lado, uma análise minuciosa permitirá uma rápida conclusão: os pensamentos negativos são os mais presentes e os mais instigantes. É incontável o número de pessoas que pensa, por primeiro, o que é menos bom e só depois acaba deduzindo que o bem é sempre maior do que o mal. O cuidado para com os pensamentos pode ordenar e inspirar passos significativos, em busca da realização. Não é uma tarefa muito simples, mas é rentável. Em alguns dias será necessário até se impor diante de alguns pensamentos e exigir que se retirem, pois não estão somando em nada.

 Quem opta por uma vida simples, sem a imposição do ego, consegue ser seletivo e capaz de implementar muitas coisas em sua caminhada existencial, pelo simples fato de não deixar os pensamentos negativos se expandirem. Que todos possam pintar maravilhosamente o quadro da sua vida. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros