Frei Jaime: cada pessoa é um mundo à parte - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião24/09/2020 | 08h00Atualizada em 24/09/2020 | 08h00

Frei Jaime: cada pessoa é um mundo à parte

A capacidade de socializar-se faz com que o ser humano crie laços

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Entre um pensamento e outro, a claridade torna-se insistente: é hora de levantar... O período de sono restaura as forças e renova também o ânimo... Como é maravilhoso ‘Aquele’ que fez a noite e o dia... Sejamos sempre agradecidos pelo dom da vida! Feliz quinta-feira! 

"Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz." (Dalai Lama). 

A capacidade de socializar-se faz com que o ser humano crie laços, externalize afeto, forme família e cultive amizades. É praticamente comum estar diuturnamente em contato com outras pessoas. Saber conviver é uma necessidade e um aprendizado infindável. Cada pessoa é um mundo à parte, daí o imperativo de compreender as diferenças e de mesclar adequadamente palavras e silêncios. Porém, a outra pessoa é livre, assume posturas próprias, manifesta suas opiniões, reage do seu jeito, carrega consigo uma bagagem particular. Nem sempre a harmonia se estabelece nos diferentes ambientes. Algumas pessoas possuem uma grande dificuldade de conviver, pois não abrem mão do seu ponto de vista, do seu modo de perceber os fatos.                     

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Com facilidade a paz se ausenta de determinados corações e de alguns ambientes. Apesar de tudo isso, ninguém deveria comprometer a própria paz por causa das atitudes dos outros. Proteger e cuidar da paz interior é praticamente uma missão diária, pois sem paz a vida e os espaços tornam-se opacos, sem brilho, sem espontaneidade e sem luz. 

Algumas pessoas são inconsequentes, não pensam antes de falar, não medem as consequências das posturas, não estão comprometidas com o bem do outro. Quando a paz interior estiver correndo risco é hora de retirar-se ou de simplesmente silenciar-se, para que a outra pessoa se acalme e perceba que está sendo inconveniente. O comportamento dos outros não deveria jamais roubar a paz dos demais. 

Porém, cada pessoa é responsável pela sua paz e deve fazer de tudo para que a mesma esteja sempre protegida, pois sem paz é praticamente impossível viver feliz. Que a paz promova o aconchego interior, onde cada pessoa é a sua melhor companhia, tornando sagrado o simples ato de existir. Viver em paz é muito bom, mesmo. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros