Frei Jaime: a todo instante é preciso processar sentimentos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião28/09/2020 | 07h45Atualizada em 28/09/2020 | 07h45

Frei Jaime: a todo instante é preciso processar sentimentos

A segunda-feira chega para nos presentear com um novo dia e uma nova semana

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A segunda-feira chega para nos presentear com um novo dia e uma nova semana... teremos a despedida de setembro e a chegada de outubro... Os dias simplesmente passam e os meses também... A maturidade vai sendo esculpida, como uma bela obra de arte... Há um mistério que encanta, que proporciona leveza e que faz a vida valer a pena... Feliz semana! 

"Superar é descobrir que no pequeno espaço, entre uma lágrima e outra, existem rios de coragem." (Victor Hugo). 

O cotidiano é cheio de surpresas. A todo instante é preciso processar sentimentos, administrar acontecimentos e celebrar vitórias. Por maior que seja o autocontrole, é necessário bater à porta da superação, dar uma sacudida em si mesmo, respirar fundo e seguir em frente. Cedo ou tarde todos acabam passando por situações por demais exigentes, onde as forças parecem não serem suficientes. Tudo desaba, as lágrimas correm abundantemente, o horizonte escurece e o amanhã deixa de ter importância.                            

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Ainda bem que a vida é capaz de se refazer, mesmo que lentamente, e permitir a construção de outro caminho, onde o fluxo da felicidade possa continuar inspirando. Independentemente da idade, todos podem desfrutar de rios de coragem, para desbravar um outro rumo para a própria vida. É instigante essa capacidade que a vida possui de refazer-se, não importando a gravidade do fato ocorrido. Nem todos possuem a mesma habilidade, mas ela está à disposição de quem não desiste de respirar e de transpirar. 

Entre uma lágrima e outra, mesmo que praticamente invisível, há um espaço onde a luz afasta a sombra, onde o desespero cessa e a esperança renasce. Ninguém está preparado para lidar com perdas, mas elas estão aí e precisam ser assimiladas. Não são poucas as pessoas que estacionam no luto das lamentações e adiam a própria reinvenção. É interessante como cada pessoa é capaz de ressurgir ou de terminar de se afundar. São escolhas, posturas individuais, determinações culturais ou excesso de carência. 

Ninguém é totalmente forte ou inevitavelmente fraco. Cada pessoa escolhe como reagir, de tendo como pano de fundo a sua interioridade, seus valores, sua determinação. Enquanto alguns se perdem explicando o destino, outros levantam a cabeça e seguem em frente, com a certeza de que é possível inverter o processo: no lugar das lágrimas fazer surgir muitos sorrisos. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros