Frei Jaime: a busca pelo equilíbrio é o grande desafio dos humanos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião25/09/2020 | 08h00Atualizada em 25/09/2020 | 08h00

Frei Jaime: a busca pelo equilíbrio é o grande desafio dos humanos

A ansiedade, quando moderada, torna-se um querer intenso

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Neste dia, o primeiro pensamento, ao acordar: ‘hoje é sexta-feira!’... A semana já acena para o seu final... É preciso um belo caso de amor com o tempo, pois ele simplesmente passa... Não se sabe certo se é um dia a mais ou um dia a menos de vida... O segredo, porém, é viver bem cada dia, cada instante, sem desperdiçar nenhuma oportunidade de ser feliz e de fazer os outros felizes... Abençoada 6ª feira! 

"A vida de um ansioso não é o drama que muitos pensam. É a inquietude no coração, que poucos sentem." (Matheus Rocha). 

A busca pelo equilíbrio é o grande desafio dos humanos, de todos os tempos. O surgimento das redes sociais acaba expondo mais as pessoas, onde as manifestações permitem a compreensão do universo de cada pessoa. A ansiedade, quando moderada, torna-se um querer intenso, capaz de abrir espaço para muitas buscas. Como tudo seria diferente se algumas pessoas acomodadas tivessem um pouco de ansiedade: elas teriam a oportunidade de realizar muitos sonhos. facilmente a ansiedade é colocada no banco dos réus, sem nenhuma chance de se defender.                     

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

A vida clama pela suficiência, enquanto o mundo está dividido entre a abundância e a carência. Quando a dosagem é correta, a ansiedade é capaz de agregar disposição, ânimo, gosto, ação e determinação. Como é importante ter um coração inquieto, no bem sentido, diante de tantas coisas que podem ser feitas, principalmente quando se trata de fazer o bem ao próximo. Assim como a alegria em excesso corre o risco de perder sua veracidade, a ansiedade precisa ser continuamente avaliada, para que seu nível esteja de acordo com a realidade de cada pessoa. 

Quando é possível agregar à ansiedade uma boa dose de alegria e de bom humor, a vida ganha um significado interessante, no cotidiano da convivência. Porém, o descuido para com os sintomas acentuados da ansiedade, pode gerar muito sofrimento. O desgaste de energia é elevado, quando a pessoa permite que a ansiedade controle a agenda diária. Não faz bem ter resistências, quando se trata de buscar uma ajuda especializada. O desejo de viver bem supõe autocontrole e capacitação, em todas as dimensões, principalmente na questão emocional. Carregar consigo um coração inquieto pode favorecer descobertas incríveis e levar para lugares maravilhosos. Que a ansiedade seja administrada, para que a vida continue vibrando com o simples fato de existir e de ser feliz. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros