Feiras do livro de Caxias e Bento Gonçalves terão programação online - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Adaptação10/09/2020 | 15h19Atualizada em 10/09/2020 | 15h36

Feiras do livro de Caxias e Bento Gonçalves terão programação online

Palestras e debates ocorrerão exclusivamente via internet. Em Caxias, prefeitura prevê bancas na praça com adaptações

Feiras do livro de Caxias e Bento Gonçalves terão programação online Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A aproximação do fim do ano sem que os casos de coronavírus tenham caído de forma significativa tem levado às equipes que organizam as feiras do livro de Caxias do Sul e Bento Gonçalves a repensarem o formato do evento. Entre um detalhe e outro ainda pendente de definição, já há uma certeza: a programação com debates, palestras e apresentações artísticas será totalmente via internet.

Leia mais
Feira do Livro de Caxias define data para edição 2020

Em Bento Gonçalves, onde a feira ocorre de 7 a 18 de outubro, até a mesmo a venda de livros ocorrerá via internet. A Secretaria da Cultura chegou a pensar em diversas alternativas, mas o formato que se mostrou mais viável foi o online.

— Sempre quisemos fazer presencial por ser um ano com datas fechadas, com os 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves e a 35ª Feira do Livro. Todas as possibilidades que avaliamos circulavam no campo da imprevisibilidade e tudo que levantamos não se confirmou. Nossa missão é continuar valorizando a cultura, mas por conta do regramento, não vai dar pra fazer quase nada presencial — explica o secretário de Cultura, Evandro Soares.

Até agora, oito livrarias já confirmaram a presença no evento. Elas serão integradas por meio de uma plataforma de vendas online que será contratada pelo município. Além disso, os descontos característicos também serão praticados nos espaços físicos de cada estabelecimento.

A programação ainda não está totalmente definida, mas conforme o secretário ela será aberta a toda a comunidade. Contudo, a quantidade de atrações deve ser reduzida, já que haverá apenas um canal de transmissão disponível. Ainda assim, de acordo com Soares, as atrações vão preencher os horários pensados pela organização.

Embora a digitalização das atividades seja uma necessidade imposta pela pandemia, Soares acredita que as mudanças vieram pra ficar.

— Percebemos que, mesmo quando estivermos presenciais, não vamos mais fugir de uma questão híbrida — projeta.

Bancas na praça em Caxias

Enquanto Bento Gonçalves pensa em um modelo híbrido para o futuro, a Feira do Livro de Caxias do Sul deve adotar uma proposta do tipo já em 2020. O "plano A", nas palavras da Secretária da Cultura, Luciane Perez, é manter as bancas na Praça Dante Alighieri e, assim como Bento Gonçalves, disponibilizar as atrações via internet.

— As bancas vão ser dispostas com distanciamento, inclusive entre os clientes e vamos ter muitos totens com álcool gel — revela.

Como a feira ocorre somente entre os dias 27 de novembro e 13 de dezembro, a secretaria ainda trabalha com a alternativa de adotar também a venda online, se houver um aumento significativo no número de casos de covid-19. Contudo, esse não é o plano prioritário.

Apesar da mudança de plataforma, a quantidade de atrações prevista na programação não será alterada, assim como o número de bancas, o que deve ser definido até o início da próxima semana. Além disso, as palestras online também ajudarão a reduzir custos com o deslocamento de convidados de fora do Estado.

— Alguns escritores não poderiam comparecer se fosse presencial, mas via internet eles poderão participar — destaca a secretária.

Leia também
PSB de Caxias indica Elói Frizzo como vice de Búrigo
Em primeiro dia de fiscalização, três escolas de Educação Infantil passam por vistoria em Caxias
Antônio Prado e Bento Gonçalves confirmam mortes por covid-19 nesta quarta-feira  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros