Com edição online, 48º Festival de Cinema de Gramado se inicia nesta sexta-feira e segue até o dia 26 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Cinema17/09/2020 | 16h16Atualizada em 17/09/2020 | 16h16

Com edição online, 48º Festival de Cinema de Gramado se inicia nesta sexta-feira e segue até o dia 26

Programação diária terá exibição de filmes a partir das 20h, no Canal Brasil (TV e streaming)

Com edição online, 48º Festival de Cinema de Gramado se inicia nesta sexta-feira e segue até o dia 26 O2 Play/Divulgação
Cena de "Por Que Você Não Chora?", longa nacional que será exibido nesta sexta Foto: O2 Play / Divulgação

Um dos primeiros grandes eventos previstos para o segundo semestre a anunciar que teria uma edição inteiramente virtual por conta da pandemia, em julho, o 48º Festival de Cinema de Gramado inicia nesta sexta. Sem aglomerações, sem tapete vermelho e sem o glamour do desfile de celebridades na charmosa cidade, o lado positivo é que os filmes agora estão mais acessíveis aos cinéfilos, que podem conferir a seleção sem sair de casa, pelo Canal Brasil (na TV ou no streaming). 

Quem quiser ficar realmente por dentro das mostras competitivas e elencar seus filmes preferidos para torcer pode comprar bastante pipoca. As mostras principais de longas-metragens reúnem sete produções nacionais e seis de diferentes países da América Latina. A mostra gaúcha conta com cinco longas, que estarão disponíveis apenas por streaming, entre a meia noite de sábado e a próxima quarta-feira (23), quando ocorre a premiação desta categoria. Não há nenhuma produção da Serra selecionada este ano.

Para abrir os trabalhos, a partir das 20h, hoje serão exibidos dois filmes. Pela mostra nacional, o longa-metragem brasiliense Por que Você não Chora?, drama dirigido por Cibele Amaral e estrelado por Bárbara Paz, Carolina Monte Rosa, Maria Paula e Cristiana Oliveira, que aborda a saúde mental das mulheres e o suicídio. Pela mostra estrangeira, será exibido o argentino El Silencio del Cazador, de Martín Desalvo, cuja trama gira ao redor da rivalidade entre um guarda florestal e um caçador. Complementam a programação do primeiro dia dois curtas brasileiros: 4 Bilhões de Infinitos (MG), de Marco Antonio Pereira, e Receita de Caranguejo (SP), de Issis Valenzuela. 

Longa-metragem argentino El Silenzio del Cazador abre a mostra estrangeira do 48º Festival Internacional de Cinema de Gramado.<!-- NICAID(14594648) -->
Cena de El Silenzio del Cazador, longa argentino que será exibido nesta sextaFoto: Reprodução / Divulgação

Ao longo dos próximos dias, além da programação de filmes (que pode ser acompanhada dia a dia na coluna 3por4), também vale ficar ligado nas mesas de debate. Estas serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais e pelo site do Festival, sempre a partir da 10h, tendo como pauta os filmes da noite anterior. Os canais digitais também irão transmitir ao vivo as tradicionais homenagens, na noite do próximo dia 25. Este ano, Gramado celebra as carreiras de Marco Nanini (troféu Oscarito), Laís Bodansky (troféu Eduardo Abelin), Denise Fraga (troféu Cidade de Gramado) e César Troncoso (Kikito de Cristal). 

A cerimônia de premiação será no próximo dia 26, no Palácio dos Festivais (sem público). Canal Brasil e canais digitais transmitem a partir das 21h.

Programe-se
O quê
: noite de abertura do 48º Festival de Gramado - edição online
Quando: Nesta sexta (18), a partir das 20h
Longas:: Por Que Você Não Chora (DF, Brasil) e El Silenzio del Cazador (Argentina)
Curtas: 4 bilhões de inimigos (MG) e Receita de Caranguejo (SP)
Onde assistir: Canal Brasil, exibição única a partir das 20h (disponível até as 20h de sábado no Canal Brasil Play, em https://bit.ly/35MXE18)
Mais informações: www.festivaldegramado.net

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros