Sesc oferece exposição de arte e oficinas de dança e música virtualmente - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opções03/08/2020 | 15h53Atualizada em 03/08/2020 | 15h53

Sesc oferece exposição de arte e oficinas de dança e música virtualmente

Iniciativas artísticas podem ser acessadas de casa

Sesc oferece exposição de arte e oficinas de dança e música virtualmente Adriana Marchiori/Divulgação
Graziela Silveira ministra aulas de dança flamenca Foto: Adriana Marchiori / Divulgação

Reforçando a ideia de que a arte é uma poderosa aliada de quem a consome, em especial neste momento de caos pandêmico, o Sesc-RS oferece algumas alternativas que pretendem aproximar espectadores do fazer artístico. Uma delas é a exposição Reflexões de uma Quarentena, que está em cartaz de forma virtual no endereço www.facebook.com/sesccaxiasdosul e no perfil de Instagram @sesccaxiasdosul. A mostra é composta por 24 obras de 17 artistas do Grupo de Arte Bassa, de Caxias. De acordo com o artista plástico Selestino de Oliveira, que coordena a turma, o principal objetivo da iniciativa é incentivar o contato cada vez mais valioso com a arte. 

– Alguns trabalhos estão até mesmo inacabados, com o espaço a lápis por baixo da tinta. E falamos “vamos pôr assim mesmo”, é legal para as pessoas verem como uma obra começa e até incentivar que elas também encontrem um tempo para criar, para se dedicar à arte. Seja na pintura, ou em outra linguagem, arte é sempre uma válvula de escape importante – aponta o artista.

Além das obras, a exposição virtual também conta com vídeos de alguns artistas, incluindo Selestino, que comentam sobre sua relação com a arte. 

– Os vídeos falam um pouco sobre a importância de tornar a arte presente todos os dias – explica ele.

A exposição foi montada com obras que já faziam parte do acervo dos participantes (Maria Cristina Mascia, Marilza Guerra, Tânia Lozano, Milaine Oliveira, Lucy Cardoso, Juçara Medeiros, Diva Boschetti, Flávio Pimel, Maria Elisabete Cappellati, Ivanice Brandalise, Francisco Masia, Selestino de Oliveira, Márcia Machado de Oliveira, Beatriz Boff, Rosamari Bergoli Luz, Ritamar De Venz Francescatto e Helena Susin). A ideia foi reunir trabalhos que pudessem ainda oferecer uma perspectiva positiva neste momento de tantas dificuldades.

Com a mesma intenção de pincelar momentos de diversão e criação na quarentena dos gaúchos, o Sesc-RS programou oficinas de dança e de música para agosto. A primeira delas é o projeto Rita Livre, com início a partir desta terça (4), às 19h. Serão três encontros virtuais (4, 5 e 6 de agosto) com aulas de técnica de som (com Juliana Nunes), de contrabaixo (com Paula Lencina, baixista da banda Cat Arcade), e de técnica vocal com (Miriam Smile, cover de Rita Lee). O público-alvo são mulheres e pessoas que se identificam. A atividade contará com a possibilidade de tradução em Libras. 

A segunda opção é uma oficina de dança flamenca para iniciantes. As aulas serão realizadas em duas sextas-feiras, dias 7 e 14 de agosto, às 19h. A ministrante será Graziela Silveira, que estará acompanhada ao vivo pelo guitarrista Giovani Capeletti. As duas opções de oficinas são viabilizadas pela plataforma Zoom. Interessados devem fazer cadastro no site www.sesc-rs.com.br/cultura/artesescemcasa. Os ingressos para cada oficina custam R$ 15 (com cartão Sesc/Senac) e R$ 30 (geral). 

Sesc realiza exposição virtual Reflexões de uma Quarentena<!-- NICAID(14558083) -->
Obra integra mostra "Reflexões de uma Quarentena"Foto: Claudia Melane / Divulgação

Leia também
Sandra Cecília Peradelles: aproprie-se da sua vida
Produtora cultural Cali Troian realiza Webinar sobre o Financiarte
Órbita Literária discute obra de Charles-Pierre Baudelaire  
Grife infantil Arcobaleno investe em linhas de maternidade e primeiros meses
Saiba mais sobre o projeto Arte como Ciência
Na Cozinha: aprenda a fazer pão recheado com calabresa
Projeto de drive in vai levar shows de Melim, Projota e Chimarruts aos Pavilhões da Festa da Uva
Eventos se reinventam: como produtores da Serra se preparam para o "novo normal" em diferentes segmentos   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros