MDBF confirma Parque da Festa da Uva como casa para sua 13ª edição, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Música10/08/2020 | 15h38Atualizada em 10/08/2020 | 16h44

MDBF confirma Parque da Festa da Uva como casa para sua 13ª edição, em Caxias do Sul

Local foi considerado o mais adequado para realizar o evento com as necessidades de adequação por conta da pandemia

MDBF confirma Parque da Festa da Uva como casa para sua 13ª edição, em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Organizadores estimam uma área superior a 30 mil metros quadrados, no espaço a céu aberto dos Pavilhões, para realizar o festival Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Embora sem data para nascer, um novo Mississippi Delta Blues Festival está em gestação monitorada dia a dia. Nesta segunda-feira, em reunião virtual com a imprensa, a equipe liderada pelo empresário Toyo Bagoso apresentou o projeto para a 13ª edição, oficializando como nova casa o Parque da Festa da Uva. A intenção é manter a data prevista, de 19 a 21 de novembro, acrescentando um novo dia _ no caso, o domingo, 22, como uma espécie de dia “bônus”. Contudo, qualquer pessoa disposta a se programar para o festival deve estar ciente de que adiamentos podem ocorrer, dependendo do andamento da pandemia e dos protocolos de saúde.

- Nossa decisão foi por fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que o festival ocorra. Será uma edição totalmente remodelada, em que a gente conta muito mais com a participação do público de Caxias e região. É claro que os fãs mais fiéis que costumam vir de outras partes do país todos os anos estão convidados a vir, mas cientes das incertezas com as quais estamos lidando - destaca Toyo, idealizador do MDBF. 

O novo projeto prevê ocupar as áreas abertas do parque de eventos, e não os pavilhões propriamente ditos. O palco principal, por exemplo, será na cancha de rodeios. Outro palco irá aproveitar a estrutura do espetáculo Som e Luz _ atração da Festa da Uva que encena a saga da imigração italiana. Também será utilizada a área das réplicas e todo o espaço a céu aberto na entrada do Parque. Outra medida de saúde é a carga de ingressos restrita a um terço da que era disponibilizada em anos anteriores, que era de 3,5 mil pessoas por noite. A equipe acredita que o novo espaço pode ter benefícios em relação à Estação Férrea, que abrigou todas as 12 primeiras edições do MDBF.

_ O festival era feito na Estação pela ligação do Mississippi Delta Blues Bar com aquele lugar. Entendemos que, não tendo mais o bar, não haveria sentido mantê-lo lá. O parque da Festa da Uva é um espaço próprio para eventos, com estacionamento, mais facilidade de acessos e muito mais amplo. Se na Estação tínhamos 11 mil metros quadrados, aqui temos pelo menos três vezes mais espaço _ avalia Toyo. 

Outras novidades são a possibilidade de disponibilizar um espaço para camping e um palco virtual com músicos norte-americanos tocando ao vivo desde Clarksdale - cidade que é um dos berços do blues no Estado do Missisippi, e que serve de tema para esta edição do MDBF.

- Vamos contar muito com o online esse ano, inclusive com a possibilidade de transmissão de alguns palcos pela internet. É uma forma de contemplar aqueles que não puderem estar presentes conosco - acrescenta o idealizador do MDBF.

A equipe não estipula um prazo final para anunciar a realização ou o adiamento do festival, embora leve em conta que sejam necessários pelo menos 20 dias para a montagem de toda a estrutura - o que pode servir como critério para um possível adiamento. A realização de um preview online, em outubro, com transmissão ao vivo de shows, também pode servir como data para o anúncio definitivo.  

Os ingressos para o MDBF podem ser adquiridos nas lojas Akustica Musical de Caxias do Sul e Farroupilha, e pela internet, pela plataforma Sympla.

 Leia também
Curso de Criação Musical para Iniciantes está com inscrições abertas em Caxias
Órbita Literária discute obra do russo Ivan Sergeiévitch Turguêniev
CTG de Guaporé realiza shows no formato drive-in neste sábado
Projeto quer declarar utilidade pública do Instituto de Leitura Quindim
Quer supreender? Faça um  risoto de aspargos com salmão assado
Sandra Cecília Peradelles: 100 mil dores, um milhão de lágrimas
Em cartas destinadas aos filhos, pais descrevem sentimentos, desafios e as expectativas da paternidade 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros