Live da Orquestra Municipal de Garibaldi com o cantor Cristiano Quevedo é atração neste domingo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Música14/08/2020 | 14h19Atualizada em 14/08/2020 | 14h19

Live da Orquestra Municipal de Garibaldi com o cantor Cristiano Quevedo é atração neste domingo

Espetáculo "Rio Grande dos Sopros" terá transmissão pelo YouTube e pelo Facebook

Live da Orquestra Municipal de Garibaldi com o cantor Cristiano Quevedo é atração neste domingo Brua Marchioro/Divulgação
Espetáculo reúne clássicos do repertório gaúcho com arranjos que escapam do convencional Foto: Brua Marchioro / Divulgação

Saída encontrada por diversos músicos e bandas para se manterem ativos durante a pandemia, o show sem público, com transmissão ao vivo pela internet - a já popular live - chega também às orquestras. Em julho, a Osesp apresentou um concerto em homenagem a Beethoven. No próximo dia 21, a também tradicional Orquestra Ouro Preto irá comemorar seus 20 anos com uma live. Neste domingo, quem se junta à onda é a Orquestra Municipal de Garibaldi, que convida o cantor nativista Cristiano Quevedo para apresentar o concerto Rio Grande dos Sopros.

Trata-se da reedição de uma das parcerias mais marcantes da trajetória da Orquestra, levada ao público em setembro de 2018. O maestro e diretor artístico, Luiz Carlos Zeni Jr., comenta que a opção por reapresentar Rio Grande dos Sopros é uma forma de manter a orquestra ativa num ano difícil, mas também de não entregar o que seria um novo concerto que já estava previsto com Cristiano Quevedo para esse ano, guardando a novidade para uma futura ocasião em que o público possa estar presente.

- Antes da pandemia nós tínhamos alguns concertos marcados, e um deles era com o Cristiano, mas com uma nova concepção. Com a pandemia, preferimos deixar o novo repertório para uma próxima oportunidade, e trazer de novo aquele concerto que teve uma resposta muito boa do público e deixou muita saudade em quem o presenciou  - diz o maestro.

No repertório estarão alguns clássicos do cancioneiro gaúcho, como Hino ao Rio Grande e Canto Alegretense, além de músicas da carreira de Quevedo, como Contraponto e Gaúcho Coração. Também serão executados dois temas instrumentais: uma releitura de Quando Sopra o Minuano, de José Cláudio Machado, e o chamamé Kilómetro 11, do folclore argentino.

- Somos uma orquestra é muito ligada ao jazz, mas que também gosta de contemplar a música brasileira e os ritmos gaúchos. Nesse caso foi uma imersão que resultou num repertório tradicionalista bem atípico, sem seus instrumentos mais característicos, como a gaita e o bombo leguero. Outro detalhe é que a gente sempre brinca com nossos convidados, os desafiando a cantar um jazz. Foi o que aconteceu com o Canto Alegretense, que recebeu uma versão bem característica do jazz, que ficou muito legal com a voz marcante do Cristiano - destaca Zeni.

A transmissão será a partir das 16h, pelos canais da Orquestra de Garibaldi no YouTube e Facebook, e pelo YouTube de Cristiano Quevedo. Respeitando as recomendações de saúde, os músicos e a equipe técnica irão manter o distanciamento de 1,5 metro entre um e outro, e todos que puderem usarão máscara. 

Leia também
Artistas de Caxias participam de coletânea do selo Tal e Tal Records
Sollana é novidade na cena roqueira da Serra
É fã de doce de abóbora? Aprenda a fazer o melhor! 
Fundação Marcopolo lança brechó solidário e virtual
Festival reúne atrações culturais no formato drive-in, em Flores da Cunha
Edição 2020 do Fronteiras do Pensamento firma parceria com a UCS  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros