Bento tem a primeira biblioteca pública do Estado com acervo virtual gratuito - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Literatura20/08/2020 | 08h00Atualizada em 20/08/2020 | 15h47

Bento tem a primeira biblioteca pública do Estado com acervo virtual gratuito

São mais de 30 mil títulos disponíveis

Bento tem a primeira biblioteca pública do Estado com acervo virtual gratuito Reprodução/Divulgação
Acesso é pela plataforma Árvore dos Livros Foto: Reprodução / Divulgação

Contemplada ainda em 2018 por um edital do Governo Federal que previa a implantação de acervos digitais em bibliotecas públicas, a Biblioteca Castro Alves, de Bento Gonçalves, concentrou todos os esforços para conseguir lançar este serviço agora. Afinal, as obras online nunca foram tão procuradas como durante a pandemia. Desta forma, desde a semana passada, a Castro Alves conta com uma biblioteca digital com mais de 30 mil títulos (a maior parte de literatura) disponíveis gratuitamente à comunidade. 

É preciso ressaltar que não se trata de uma digitalização dos livros que a Biblioteca Pública de Bento já possui. O acervo virtual é um serviço novo e que funciona de forma independente aos empréstimos físicos. 

– A biblioteca digital conta com muitos lançamentos, vários deles que não possuímos exemplares físicos. Outra particularidade legal são os livros de literatura obrigatórios nas escolas. Muitas vezes, vinha uma turma inteira buscar esses títulos aqui, mas só conseguíamos emprestar alguns exemplares. Agora, com o acervo digital, várias pessoas podem acessar o mesmo livro ao mesmo tempo – festeja Paula Porto Gauterio, coordenadora da Biblioteca Pública de Bento.

A plataforma funciona por meio do site e do aplicativo Árvore dos Livros, que possui títulos infantis, infanto-juvenis e adultos em vários idiomas. O acervo está em constante atualização e também oferece acesso a jornais e revistas do mundo todo. O investimento, por meio do edital, foi de R$ 100 mil. 

Conforme Paula, a Biblioteca Digital de Bento disponibiliza 395 logins para interessados (veja mais abaixo). Num primeiro momento, o acesso ficaria restrito somente a moradores da cidade, mas, para democratizar ainda mais o acervo, ficou decidido que 10% dos logins serão distribuídos a moradores de outras cidades. Os logins espiram em 25 dias, quando é necessário realizar uma renovação por telefone.

– Se naquele momento da renovação estivermos com todos os logins ocupados, daí vamos colocando os leitores numa lista de espera – explica a coordenadora.

Ao realizar o cadastro, a Biblioteca Digital também classifica os usuários por faixa etária, liberando títulos indicados para cada perfil de leitor. Paula conta que, em menos de uma semana de serviço, a Biblioteca Digital já recebeu 72 cadastros:

– Faço essa comparação: no nosso acervo físico, recebíamos em média 30 inscrições novas por mês. Se formos ver, em uma semana de Biblioteca Digital já tivemos muito mais procura.  

Nesta quinta (20), a Biblioteca Castro Alves completa 80 anos de atuação em Bento, fato que, aliás, inspira o tema da Feira do Livro deste ano, marcada para ocorrer de 7 a 18 de outubro. Como a programação desta edição será 100% online, o braço digital da instituição terá importância fundamental, numa perfeita sintonia entre tradição e inovação.

Cadastre-se
:: Para utilizar os serviços da Biblioteca Digital da Biblioteca Pública Castro Alves, é necessário enviar solicitação para bibliotecadigitalbg@gmail.com. É preciso anexar documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.

:: A liberação do acesso tem prazo máximo de até um dia útil após a solicitação via e-mail.

:: O usuário receberá por e-mail um login com o link e instruções sobre a plataforma, que pode ser acessada por PC, tablet ou aplicativo de celular.

Leia também
Plataforma mapeia profissionais de dança no Estado
Caxias recebe sessões gratuitas de cinema drive-in
Fotógrafo cria projeto para que casais relembrem a emoção do dia do casamento
Andrei Andrade: o que faremos do que a pandemia fez conosco?
Pedagoga de Caxias cria kit de brincadeiras divertidas e instrutivas para crianças
Natura Musical anuncia edital 2020 de R$ 8,5 milhões
Espaços culturais reabrem ao público em Caxias do Sul
Festival de Cinema de Gramado divulga longas em competição   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros