Frei Jaime: ficar em casa é uma oportunidade de acalentar o viver - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião04/07/2020 | 08h00Atualizada em 04/07/2020 | 08h00

Frei Jaime: ficar em casa é uma oportunidade de acalentar o viver

Aprender a viver é o maior desafio e o mais instigante dilema

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Entre um pensamento e outro, o sono vai sendo deixado de lado... O sábado é portador de alento e de serenidade... Ficar em casa é uma oportunidade de acalentar o viver e embalar a convivência... Sejamos agradecidos pelo privilégio de poder cuidar da própria vida, no ambiente familiar... Tudo vai dar certo! 

"Aquele que cai e se levanta é muito mais forte do que aquele que nunca caiu." 

Aprender a viver é o maior desafio e o mais instigante dilema. Na edificação da personalidade, não existem fórmulas, apenas acenos, uma vez que cada pessoa é única. Mesmo contando com a ajuda dos outros, cada qual terá que dar conta das peculiaridades e decifrar muitos enigmas. Para aprender a caminhar, quantos ensaios, repetições e exercícios foram necessários. O mundo das palavras foi assimilado aos poucos e a pronúncia foi ensinada com muito amor e paciência. Mesmo sabendo muito, todos os dias, é necessário colocar-se na condição de aprendiz para absorver um pouco do universo, que se apresenta diante de cada um.           

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

A capacidade de aprender acompanha a história pessoal, apesar dos diferentes ritmos. Ninguém envelhece enquanto vislumbra novos cenários e infinitos aprendizados. Porém, as quedas são inevitáveis, pois o ser humano, apesar de toda a força que o habita, é revestido de fragilidade. A envergadura de uma pessoa não reside no fato de ser impecável, decidido e próximo da perfeição. A fortaleza, no entanto, advém da decisão de levantar-se, depois de cada queda, assimilando o aprendizado da humildade. Muitas pessoas só chegaram ao auge, depois de amargarem determinadas e inexplicáveis derrotas. 

Cair e levantar vai além do exercício físico, para proporcionar amadurecimento aos sonhos e forma ao equilíbrio emocional. Quem nunca falhou, não aprendeu ainda o suficiente, pois algumas coisas só são assimiladas em meio ao sentimento de frustração. A vida é simplesmente interessante, pois as mais belas conquistas, muitas vezes, são antecedidas por momentos exigentes e doloridos. O melhor seria não precisar padecer ou ser provado, mas se for para crescer, vale a pena erguer-se e seguir em frente. Fraqueza e fortaleza se entrelaçam para proporcionar realização. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros