Frei Jaime: as boas lembranças possuem a capacidade de preencher os vazios - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião02/07/2020 | 10h18Atualizada em 02/07/2020 | 10h18

Frei Jaime: as boas lembranças possuem a capacidade de preencher os vazios

É interessante perceber que o amanhecer nunca permaneceu somente como promessa

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O 2º dia do mês de julho desponta... Os pensamentos sempre estão em movimento... São tantas questões, sem argumentações e nem ponderações... Ainda bem que o coração pulsa esperança esse abraça na confiança... Vamos em frente... não estamos sozinhos... Não existe choro sem consolo... Vai dar tudo certo! 

"A espera é uma tecedura, a gente cria presenças com materiais de ausência." (Mia Couto). 

A necessidade de presença está enraizada no ser humano. O toque é fundamental, o olhar terno é indispensável, o abraço indiscutivelmente faz parte das necessidades básicas e o sorriso é a melhor melodia. É comum ter que lidar com a demora e com o atraso, pois nem sempre o tempo é obediente. Quando a incerteza invade a normalidade é necessário tecer incansavelmente a esperança, ao ponto de criar presença com materiais de ausências. As boas lembranças possuem a capacidade de preencher os vazios que a vida vai proporcionando, na tentativa de amenizar o que é dolorido e cicatrizar o que não quer ser esquecido.         

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Por mais hábil que seja, ninguém se acostuma com as ausências, pois a existência se sustenta na presença. Se a distância é somente física, resta a possibilidade do reencontro. Enquanto a chegada não se aproxima, na ausência da outra pessoa a presença deixa de ser parceira do nada, para recompor o tudo. As portas do coração não aceitam ficar fechadas, pois sempre existe uma possibilidade, uma última chance, um pouco de realização, à espera de quem não se acomoda no desconforto e não aceita viver sem horizontes. 

O amanhã é incerto, mas o hoje é tecido de fios coloridos que não desbotam, mesmo que o anoitecer seja intenso. É interessante perceber que o amanhecer nunca permaneceu somente como promessa. A aurora pode atrasar uns instantes, mas chega trazendo a claridade, inclusive naqueles momentos em que as nuvens invadem os espaços celestiais. Se os vazio abrir crateras na alma, o simples fato de lembrar que existem habitantes no coração, é suficiente para respirar fundo e seguir em frente, movido pela esperança, que nunca decepciona. Quem sabe esperar encontra, inclusive, o que nunca procurou. Viver é incrível. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros