Frei Jaime: a convivência com quem pensa que sabe tudo não é fácil - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião28/07/2020 | 08h00Atualizada em 28/07/2020 | 08h00

Frei Jaime: a convivência com quem pensa que sabe tudo não é fácil

A vida está em contínua evolução

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando devagar, recordando os compromissos deste dia... Algumas coisas poderiam ser diferentes, mas não são... Ainda bem que os motivos de gratidão são sempre em maior quantidade... O obrigado é uma prece espontânea e edificante... Ficar bem é uma escolha... Vamos que vamos! 

"É impossível uma pessoa aprender aquilo que acha que sabe." 

A vida está em contínua evolução, o aperfeiçoamento é inerente ao processo existencial. Através da formalidade e da informalidade, a pessoa vai ampliando seus horizontes e exercitando o seu cérebro, enquanto assimila o que pode sustentar seu universo interior. Quem é sedento de conhecimento desconhece a rotina, pois sempre quer absorve algo a mais. Muitos não têm acesso ao sistema de ensino, mas uma boa parcela não quer adentrar esse campo tão vasto, que pode imprimir dinamismo e entusiasmo.            

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Além disso, há os que acham que sabem e não abrem mão de um punhado de argumentos. O verdadeiro conhecimento provoca um terno encontro com a sabedoria. O processo natural se dá na construção do saber que, naturalmente, leva ao encontro das coisas sábias. O conhecimento sem a sabedoria pode favorecer a autossuficiência. Ninguém deveria se tornar pesado, por ser portador de diplomas. Pelo contrário, o saber liberta e proporciona leveza. As pessoas que se deixam trabalhar pela sabedoria acabam tendo a sensação de saber por pouco. Porém, um problema realmente pontual reside naqueles que pouco sabem, mas acham que alcançaram um nível superior de conhecimento. 

A convivência com quem pensa que sabe tudo não é muito fácil. A humildade é companheira daqueles que querem aprender mais e mais, sem a necessidade de citar a respectiva titulação. O equilíbrio da inteligência intelectual se dá no encontro com a inteligência emocional e espiritual. A maior parte daqueles que acham que sabem tudo, não conhece a humildade. A humanidade necessita fazer as pazes com a autenticidade, eliminando a ostentação intelectual para favorecer o encontro com a simplicidade. O conhecimento tem um papel importante: permite enamorar-se da sabedoria, que causa sempre uma profunda alegria de ser e de conviver. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros