Espetáculo "As Coisas que Viajam Dentro de Você" estreia nesta sexta, em formato de vídeo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

3por431/07/2020 | 08h00Atualizada em 31/07/2020 | 08h00

Espetáculo "As Coisas que Viajam Dentro de Você" estreia nesta sexta, em formato de vídeo

Trabalho será exibido no YouTube

Espetáculo "As Coisas que Viajam Dentro de Você" estreia nesta sexta, em formato de vídeo Arquivo pessoal/Divulgação
Bailarinos mandaram vídeos de casa Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Quantas sensações percorreram tua alma desde que a pandemia começou? Essa pergunta ganha resposta artística por meio do espetáculo de dança As Coisas que Viajam Dentro de Você, que estreia em formato de vídeo nesta sexta (31), às 19h, no YouTube. A montagem tem participação de 17 bailarinos do Studio de Danças Camila Oliveira, de Caxias, e é resultado de vivências de improviso dirigido. 

– Teve uma aluna que falou que é uma dança muito sincera, achei bonito isso. Porque não é, assim, uma sequência técnica em que o braço ou o giro precisam estar corretos. É uma dança que vem de dentro. E foi interessante porque fizemos isso justamente neste momento em que está todo mundo precisando se trancar um pouquinho no quarto, ficar sozinho, dançar – reflete Catiana de Oliveira, que divide a direção geral do espetáculo com a irmã Carolina de Oliveira.

A maior parte das aulas foi realizada online, o que acabou por conceder a estética “caseira” do espetáculo. Todos os participantes gravaram vídeos em suas próprias casas – usando também cenários como pátios, ruas desertas, áreas rurais, etc –, que depois foram editados de forma que conversassem uns com os outros. Quem assina a edição do trabalho é o artista caxiense Mr. Preller (atualmente radicado em São Paulo) que, aliás, teve importância crucial em todo o processo de concepção. Ele dividiu com o grupo conhecimentos adquiridos sobre o Gaga Dance, prática surgida em Israel na qual os bailarinos respondem a estímulos verbais que chamam atenção para partes específicas do corpo, qualidades e ações. Recentemente, Preller ficou seis meses em Los Angeles praticando o Gaga diariamente. Tudo isso acabou por inspirar bastante a turma de Caxias.

Espetáculo As Coisas que Viajam Dentro de Você<!-- NICAID(14556906) -->
Mr. Preller assina trilha e edição do espetáculoFoto: Arquivo pessoal / Divulgação

– É interessante porque é muito fácil, usa exemplos como “imagine que tu está na água morna e tu é um spaghetti”. São ferramentas de improvisação, só que mais fáceis, que qualquer pessoa pode fazer – conta Catiana.

Mr. Preller também compôs duas músicas instrumentais exclusivas, inspirados nos movimentos de dança que viu nos vídeos. Além desta trilha original, o espetáculo contará ainda com uma terceira música dele, Tudo Legal!, desta vez especialmente coreografada pelos bailarinos de Caxias.

Além de mostrar sensações do distanciamento transformadas em dança, As Coisas que Viajam Dentro de Você promete ainda demonstrar a evolução corporal de cada aluno dentro do tema da improvisação. Estando em casa, muitos bailarinos acabaram fazendo mais aulas, permitindo-se novas experiências, e usando a dança como uma ferramenta a favor de seu bem-estar.

– Todos alunas têm falado sobre como seus corpos estão diferentes, com mais bagagem ainda para poder improvisar e fazer este tipo de trabalho que propomos. Foi um semestre muito diferente, mas sabemos que estamos ajudando muitas pessoas com a dança – alegra-se Catiana.

Espetáculo As Coisas que Viajam Dentro de Você<!-- NICAID(14556910) -->
Bailarinos procuraram diferentes cenáriosFoto: Arquivo pessoal / Divulgação

:: Programe-se
O quê: espetáculo de dança (em vídeo) As Coisas que Viajam Dentro de Você.
Quando: nesta sexta (31), às 19h.
Onde: no YouTube do Studio Camila Oliveira.
Quanto: acesso gratuito.

Leia também
Exposição "Arte para Cego Ver" será aberta nesta sexta, em ambiente digital
Formado por rappers da zona sul de Caxias, grupo Banca da ZS estreia com clipe
Confira os selecionados no Prêmio Arte para Infâncias
Edital do Financiarte 2020 está disponível


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros