Prazer em conhecer: primeira-dama de Caxias do Sul conta como leva a vida sempre disposta a ajudar o próximo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sociedade13/06/2020 | 15h00Atualizada em 13/06/2020 | 18h09

Prazer em conhecer: primeira-dama de Caxias do Sul conta como leva a vida sempre disposta a ajudar o próximo

Conheça um pouco da trajetória de Liliana Maria Menegotto Cassina

Prazer em conhecer: primeira-dama de Caxias do Sul conta como leva a vida sempre disposta a ajudar o próximo Andréia Copini/Divulgação
Foto: Andréia Copini / Divulgação

O primeiro contato – não presencial – que a coluna teve com Liliana Maria Menegotto Cassina, chegou recheado de beleza com um trecho de um poema que diz: “Viver é acalentar sonhos e esperança, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz.”

Fazer da vida um gesto de solidariedade parece ser um lema de Liliana, a primeira-dama de Caxias do Sul, esposa do prefeito Flávio Cassina e mãe de Mariana, Aurélio e Natália, que é o retrato dessas figuras sempre dispostas a ajudar ao próximo.

Leia também
Há sete meses vivendo em meio à natureza, Doris Peteffi Guerra conta por que largou a vida na cidade
Sinônimo de refinamento e simplicidade: conheça a pesquisadora de moda caxiense Beth Venzon 

– Eu e o Flávio temos muito em comum a benemerência, a preocupação com o outro. Sempre estivemos envolvidos em atividades em prol dos outros – diz.

Formada em Matemática, com Pós-graduação em Educação Especial, Liliana teve uma longa passagem pelo curso de Belas Artes, e as memoráveis aulas de piano com a maestrina Iole Festugatto. Hoje, aos 63 anos, a primeira-dama caxiense tem uma agenda agitada, pois também comanda uma franquia dos Correios no bairro Rio Branco, onde está localizado o negócio da família paterna, a Eletrônica Menegotto.

– Levanto todo o dia às 6h, deixo o Flávio na prefeitura às 7h30min e sigo para a eletrônica. Gostava de dar aulas, mas decidi ajudar o pai e acho que estou me saindo bem. Afinal, o negócio já tem 68 anos de atividade. Lembro que, quando eu tinha uns dois anos e meio, meu pai fazia consertos de aparelhos de televisão, algo inédito para Caxias – rememora a filha de Louseno e Syria Menegotto.

Com o pai e o irmão, Paulo Ricardo Menegotto, Liliana também frequentou o aeroclube de Caxias, onde conheceu o marido. Os dois fizeram curso de paraquedismo juntos. Um salto para o amor que ali teve início, nos idos de 1975. Estão casados há 41 anos e seguem em sintonia.

– São várias coisas que nos afinam, a integridade, que é uma herança do meu pai e também do Flávio. Quando estamos sós, gostamos de ver bons filmes. Os de bang bang são os preferidos dele, aliás, é ele quem comanda a cozinha à noite. É um parceirão – conta Liliana.

Tarefa que assumiu na condição de primeira-dama, Liliana é presidente de honra da Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul.

– Isso me faz muito bem. Sou daquelas pessoas que parece sempre que tem que ter todo mundo debaixo do braço. Meus funcionários me chamam de mãe. Isso me motiva, me deixa feliz e me faz dormir tranquila – diz.

Assim, o casal segue entre muito trabalho na comunidade, com alguns momentos de lazer.

– Gostamos muito de viajar, de ir a Arroio Teixeira, uma praia pequena e cheia de paz. Lá andamos de bicicleta e caminhamos pela areia – diz Liliana, empenhada na construção de sonhos solidários: – Se eu pudesse, edificaria um lar para idosos com tudo de bom. Jogo na loteria todas as semanas para ver esse sonho realizado.

Positivo
:: Respeito
:: Abnegação
:: Compreensão

Negativo
:: Discriminação
:: Irresponsabilidades
:: Ganância

Leia também
Pesquisadora bento-gonçalvense resgata em livro a trajetória de pintora italiana do século 17
Projeto Memórias de São Francisco de Paula ganhará etapa virtual
Retomada definitiva da Maria Fumaça está marcada para este sábado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros