Frei Jaime: a vida é extraordinária para quem sabe dar o passo certo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião27/06/2020 | 08h17Atualizada em 27/06/2020 | 08h17

Frei Jaime: a vida é extraordinária para quem sabe dar o passo certo

Um tempo para pensar faz um bem enorme

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A oportunidade de acordar sem pressa, permite uma sensação de leveza e de alegria... Como é bom ter tempo para pensar na semana que foi vivenciada, nos acontecimentos que cercam o mundo, nas pessoas que residem em nosso coração, na família, nos amigos... Um tempo para pensar faz um bem enorme, ainda mais neste período em que as preocupações sempre inventam de tomar conta do cérebro e do coração... Um dia vai passar tudo isso e seremos pessoas melhores, tomara! Feliz sábado!

"A maturidade nos ajuda a conviver melhor com aquilo que não escolhemos." (Márcio Belo). 

A vida é simplesmente extraordinária para quem sabe dar o passo certo, no momento adequado. A consciência de estar em contínua construção e reconstrução é um antídoto, que dá chances para a expansão da humildade. Em tempos de muitos problemas advindos da baixa estima e da carência afetiva, tornar-se humildade é alcançar a estatura ideal. Além das ocupações diárias, prestar atenção ao coração é estar prevenido para não contrair algumas doenças emocionais, que tanto machucam a existência.                 

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Acostumados a focar a atenção no físico, muitos descuidam da afetividade, ao ponto de tornarem-se estranhos para si mesmos. A maturidade é um processo que precisa ser direcionado e subsidiado, dia após dia. Se existe vida, o encontro com a maturidade é natural e necessário. Amadurecer não é necessariamente envelhecer, mesmo que a soma dos anos auxilie na compreensão serena dos fatos, muita gente amadurece cedo, por necessidade de assumir responsabilidades, que seriam de competência dos adultos. 

Mas o grande desafio é conseguir conviver com aquilo que não foi escolhido, sem perder a alegria e a paz. São muitas as situações que causam desconforto, mas não podem ser descartadas. É possível escolher praticamente tudo, exceto aquelas situações que chegam sem pedir licença e precisam ser acomodadas em algum recanto das profundezas humanas. De nada adianta reclamar ou lamentar de determinados fatos, que desconsertam a normalidade emocional. O segredo é seguir em frente, focados em tantas coisas que estão bem e que tornam cada pessoa um ser portador de luz. O passar dos dias não deve servir apenas para registrar o avanço cronológico, mas para ensinar a lidar também com aquilo que não partiu da opção. Harmonizar a existência é uma oportunidade ofertada pela maturidade. Viver é muito bom. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros