Ferramenta permite fazer visitas online a exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

3por416/06/2020 | 08h00Atualizada em 16/06/2020 | 08h00

Ferramenta permite fazer visitas online a exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias

Plataforma UAV Digital foi desenvolvida pela Unidade de Artes Visuais 

Ferramenta permite fazer visitas online a exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias Arte de Gustavo Piqueira/Reprodução
Obras da exposição "Esquisita" estão disponíveis na plataforma Foto: Arte de Gustavo Piqueira / Reprodução

Fechadas para o público desde março, quando as primeiras medidas de distanciamento social foram adotadas para conter os efeitos do coronavírus, as galerias de arte estão buscando alternativas para sobreviver aos impactos negativos gerados pela pandemia. Uma das saídas é abraçar de vez o mundo digital. E é o que está acontecendo no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Os dois espaços para exposição situados no local agora passam a contar com a plataforma UAV Digital, desenvolvida pela Unidade de Artes Visuais, da Secretaria de Cultura. 

O objetivo é proporcionar ao público experiências online a partir de duas exposições que estão fisicamente nos ambientes, possibilitando o acesso à arte neste período turbulento. Tanto as obras da mostra Ser.Eu, da artista Lisi Wendel, quanto as de Esquisita, de Alexandre Brito e Gustavo Piqueira (foto acima), podem ser conferidas AQUI. A intenção é que o acesso à ferramenta continue mesmo após a retomada das atividades no setor cultural.

Obra da exposição Ser. Eu, de Lisi Wendel<!-- NICAID(14441326) -->
Foto: Arte de Lisi Wendel / Reprodução

– A ideia é que toda e qualquer exposição e atividades que a gente for desenvolver no Centro de Cultura, a partir do momento que a gente tiver a abertura das portas, sejam disponibilizadas também na plataforma digital. Porque, pelo menos até termos uma segurança de poder sair de casa, vamos ter de tomar todo o cuidado com a aglomeração de pessoas. Então a UAV Digital vem auxiliar neste sentido também, de colaborar com os artistas que estão expondo seus trabalhos para que tenham um público visitante, sendo ele presencial ou digital  – diz Mona Carvalho, coordenadora da Unidade de Artes Visuais.

Vale lembrar que o acesso à ferramenta é gratuito. Além das exposições, a plataforma vai oferecer outros conteúdos sobre artes visuais, curiosidades sobre o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (Amarp), encontros virtuais com os artistas e curadores, entre outros. Acessa lá!

Leia também
Com inscrições até quarta-feira, Itaú Cultural lança edital de R$ 600 mil em socorro ao setor audiovisual
Dez projetos culturais contemplados pelo edital FAC Movimento têm relação com a Serra


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros