Exposição na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul, traz 60 desenhos inéditos de Victor Hugo Porto - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Artes plásticas09/06/2020 | 08h00Atualizada em 09/06/2020 | 08h00

Exposição na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul, traz 60 desenhos inéditos de Victor Hugo Porto

Em nova coleção, artista plástico radicado em Caxias foca sua atenção aos olhares 

Exposição na Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul, traz 60 desenhos inéditos de Victor Hugo Porto Reprodução/Divulgação
Uma das 60 obras da exposição "Um Olhar de Eterna Procura" Foto: Reprodução / Divulgação

Quase três meses confinados no atelier fizeram bem para o artista plástico Victor Hugo Porto, são marquense radicado em Caxias do Sul. Só assim, conta, foi possível criar as 60 obras da exposição Um Olhar de Eterna Procura, que pode ser visitada a partir desta terça-feira na Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Junior, 975), em Caxias. 

- Acabou sendo benéfico o isolamento, pois me concentrei de uma forma que jamais consegui. Normalmente, quando estava de saco cheio, saia para tomar um tomar um cafezinho, ou ia a Porto Alegre comprar meus materiais. Estou preso em casa há noventa dias, e, se estivesse livre e solto, não teria feito nem metade destes desenhos - conta o artista, de 66 anos.

Além de permitir o foco, a quarentena também fez Victor Hugo experimentar mais. Para a nova mostra, deixou de lado as cores para apostar no desenho em preto e branco, a lápis carvão. Marca registrada do seu trabalho, as mulheres gordinhas em suas formas arredondadas, também ficaram de lado para dar lugar à imaginação do olhar, feminino e masculino.

- Foi algo natural. Rabiscando a lápis, percebi que meus desenhos estavam detalhando mais os olhos do que as outras partes do corpo. Olhares enigmáticos e expressivos, que traduzem nossa inquietação diante da vida. Estamos sempre olhando para o próximo emprego, para a próxima namorada, sempre atrás de algo a mais. Essa inquietude é representada pelo desalinhamento dos olhos, que nem sempre estão acima do nariz e alinhados em linha reta. Estão espalhados pela cabeça, voltados para diversas direções - comenta.

A exposição, que marca a 25ª edição da Vitrine Conceito da galeria, conta com ambientação da arquiteta caxiense Adriane Cesa. Valorizando fatores geométricos, a profissional utilizou o grafismo em vários tipos de linhas horizontais e verticais, proporcionando uma ilusão de ótica que transpõe a arte da tela para o cenário. 

Segurança contra o vírus

Para evitar aglomerações, a visitação será feita mediante agendamento, pelo telefone (54) 3028.7896 ou pelo whatsapp (54) 99609.6740. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 9h às 12h e das 13h30 às 19h, e aos sábados de 9h às 15h. A entrada é gratuita e  quem doar produtos de limpeza e de higiene concorrerá a uma obra de Victor Hugo Porto.

As doações serão entregues para a campanha Caxias do Amor: a Caridade Também Contagia, da Diocese.

Leia também
Na Cozinha: lasanha de berinjela rapidinha de fazer
A arte não para #1: esculturas e desenhos refletem o que Daniela Antunes vê e sente no isolamento 
Sandra Cecília Peradelles: as asas do anjo Miguel
Nivaldo Pereira: cantoria geminiana 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros