Artistas caxienses ministram oficinas de arte em projeto do Sesc-RS - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

"Em casa com você"02/06/2020 | 08h00Atualizada em 02/06/2020 | 08h00

Artistas caxienses ministram oficinas de arte em projeto do Sesc-RS

Pepe Pessoa, Gio e Doug, Vanessa Carraro e Fábio Cuelli compartilham técnicas simples e criativas em atividades gravadas 

Artistas caxienses ministram oficinas de arte em projeto do Sesc-RS Roni Rigon/Agencia RBS
Gio e Doug irão falar sobre e ensinar a fazer um "toy art" Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Além da programação de lives e bate-papos, o Sesc-RS também irá investir em conteúdos culturais formativos nas suas plataformas virtuais durante a pandemia. Ao longo do mês de junho, oficinas gravadas por diversos artistas e educadores de arte das mais diferentes manifestações serão disponibilizadas no canal do Sesc-RS no Youtube, com a proposta “faça você mesmo”. 

A programação envolve as diversas unidades espalhadas pelo estado e conta com quatro propostas caxienses. Na primeira, o ator e professor de teatro Fábio Cuelli irá ensinar a fazer máscaras cênicas, com materiais acessíveis e que estimulem a imaginação, aproximando o cotidiano de um gênero teatral consagrado. A segunda oficina terá a arte-educadora e dançarina Vanessa Carraro mostrando características, contexto histórico e prática das principais danças afro-brasileiras. 

Completam a programação a dupla criativa Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, com uma oficina em que explicam o conceito de toy art (brinquedos artísticos para coleção) e um passo a passo para fazer um brinquedo em casa; e o maquiador Pepe Pessoa, que ministrará uma vídeo-aula com técnicas para fazer maquiagens teatrais simples e com poucos recursos, mas cheias de estilo.

Fábio Cuelli ministra oficina de construção de máscaras<!-- NICAID(14360301) -->
Algumas das máscaras criadas pelo ator e professor de teatro Fábio CuelliFoto: Eroica Conteúdo / Divulgação

- A gente quis trazer, dentro das manifestações artísticas que temos em Caxias do Sul, aquilo que fosse algo criativo e diferente, e também que permitisse às pessoas usar materiais e recursos que elas normalmente têm em casa, de preferência sem precisar sair para comprar nada - explica a agente cultural do Sesc em Caxias do Sul, Daiane Luza.  

Além das atividades ministradas pelos caxienses, para os próximos dias estão agendadas para entrar no canal do Sesc oficinas de produção de bonecos em papel e de samba. Novas atividades serão postadas ao longo do mês. 

Bate-papo literário

Outra ação bacana oferecida pelo projeto “Sesc - Arte em casa com você” em parceria com a comunidade cultural caxiense rola hoje à noite. O escritor e colunista do Almanaque Pedro Guerra irá realizar um bate-papo em seu perfil no Instagram (@oipedroguerra), às 21h, falando sobre a sua carreira e seus projetos atuais.  

Programação :

11 de junho
Oficina de Máscara em Casa, com Fábio Cuelli  

13 de junho
Oficina de danças afro-brasileiras, com Vanessa Carraro

19 de junho
Oficina de Toy Art, com Gio e Doug

22 de junho
Oficina de maquiagem, com Pepe Pessoa 

Leia também
Maria Fumaça retoma passeios neste fim de semana
Mesa de Cinema ganha edição em Caxias neste sábado
Sandra Cecília Peradelles: pra gente viver mais
Órbita Literária desta segunda aborda 50 anos do fim dos Beatles
Grupo de corrida de Caxias arrecada 1,7 mil livros para integrarem cestas básicas
Veterano da cena rap em Caxias, Abel mostra disco novo
Dia dos Namorados inspira iniciativas de cinema drive-in pela região
Nivaldo Pereira: estrelas e bandeiras  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros