Viaje sem sair de casa: conheça duas cidades do México que preservam história, cultura e tradições - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Turismo na quarentena01/05/2020 | 10h16Atualizada em 01/05/2020 | 10h16

Viaje sem sair de casa: conheça duas cidades do México que preservam história, cultura e tradições

Na segunda parada da série, Mineral del Monte e Huasca de Ocampo, dois Pueblos Mágicos de Hidalgo

Viaje sem sair de casa: conheça duas cidades do México que preservam história, cultura e tradições Juliana Bevilaqua/Agência RBS
Fazenda de Santa María Regla, em Huasca de Ocampo Foto: Juliana Bevilaqua / Agência RBS

Nosso giro pelo México continua. Desta vez, vamos conhecer Mineral del Monte e Huasca de Ocampo, dois Pueblos Mágicos do estado de Hidalgo – o título é conferido pela Secretaria de Turismo do México a pequenas cidades que preservam história, cultura e tradições e mantêm viva a identidade nacional. Huasca de Ocampo, aliás, foi o primeiro povoado a receber esse título. Em todo o país, são 121 Pueblos Mágicos. 

Leia mais
Viaje sem sair de casa: conheça a mexicana Pachuca, capital de Hidalgo
Berço do futebol mexicano, Pachuca tem museu interativo e hall da fama reconhecido pela Fifa 

Como em um filme

Prismas basalticos em Huasca de Ocampo, Hidalgo, México.<!-- NICAID(14484060) -->
Foto: Juliana Bevilaqua / Agência RBS

Chegar em Huasca de Ocampo é ter a impressão de estar em um filme. Deve ser porque a cidade recebeu as gravações do longa “A máscara do Zorro” (1998). A antiga Fazenda Santa María de Regla, erguida no século 18, foi o set das filmagens e é impossível andar por ela sem imaginar Antonio Banderas circulando por ali. 

O local, que foi a primeira fazenda para o beneficiamento da prata na região e depois funcionou como uma destilaria de aguardente, é hoje um espaço para eventos. Abriga também um hotel. A área da fazenda está localizada em um “barranco” e é parcialmente guardada pelas impressionantes formações dos Prismas Basálticos, gigantes colunas que formam um cânion. 

Os prismas foram descobertos pelo barão Alexander Von Humboldt, durante uma visita em 1803. As águas da represa de San Antonio formam quatro cascatas sobre as colunas de basalto. São incríveis e únicos na América. 

Huasca de Ocampo tem cerca de 17,7 mil habitantes e está a 34 quilômetros de Pachuca e a 16 de Real del Monte. 

Saiba mais
:: O clima é temperado e a temperatura média, durante todo o ano, é de 15ºC.
:: A bebida típica é o rompope, um licor de ovo. 

Influência inglesa

Cemitério inglês em Real del Monte, Hidalgo, México.<!-- NICAID(14484046) -->
Foto: Juliana Bevilaqua / Agência RBS

A apenas 12 quilômetros de Pachuca, capital de Hidalgo, está o pitoresco povoado de Mineral del Monte. Berço da mineração, Real del Monte, como também é conhecido, chegou a ter mais de 140 minas no início do século 20. A prata dessa região ocupou importantes lugares na produção mundial. 

A cidade de pouco mais de 14 mil habitantes tem como um dos símbolos o paste, uma espécie de pastel assado, muito similar à empanada argentina – a diferença é que, como toda comida mexicana, tem bastante pimenta para um não local. 

O paste é tão importante que há até um museu em sua homenagem, logo na entrada na cidade. Nele, você conhece a história da iguaria e pode até fazer o seu próprio paste. Além disso, Real del Monte realiza uma festa para celebrar a comida típica da região – boa oportunidade para se esbaldar com muitos pastes. No ano passado, o evento reuniu 80 mil pessoas em três dias. 

O povoado, que também tem influência inglesa, assim como Pachuca, possui um cemitério destinado apenas aos ingleses que viveram em Real del Monte e seus descendentes. Todas as tumbas do Pantéon Inglés estão de frente para a Inglaterra, exceto uma. Richard Bell, um palhaço inglês, pediu para que sua lápide desse as costas a seus compatriotas, que tanto o desprezaram em vida. Dizem que foi a última palhaçada de Richard Bell.

Museu do paste, em Real del Monte, Hidalgo, México.<!-- NICAID(14484053) -->
Foto: Juliana Bevilaqua / Agência RBS

Saiba mais
:: O clima é geralmente frio e chuvoso, quase sempre nublado por conta da altura – está 2.660 metros acima do nível do mar. 

Participe

Compartilhe com a gente uma viagem que deixou saudade. É só mandar uma foto e um pequeno texto falando sobre o lugar e a experiência para o e-mail juliana.bevilaqua@pioneiro.com.

Leia também
Andrei Andrade: Obrigado, Missi
Última edição do Atelier Virtual será realizada neste sábado
Guitarrista ministra workshop online neste domingo
Sarau Fique em Casa reúne artistas em lives, sempre aos sábados



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros