Vanessa Fortes Tonietto fala sobre família, prazeres da vida e do novo desafio no mundo da fotografia - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Instantâneos de beleza24/05/2020 | 11h08Atualizada em 24/05/2020 | 11h09

Vanessa Fortes Tonietto fala sobre família, prazeres da vida e do novo desafio no mundo da fotografia

Esposa de Roberto Tonietto e mãe de Maria Eduarda, ela conta como encontrou motivação pessoal no afazer atrás das lentes

Vanessa Fortes Tonietto fala sobre família, prazeres da vida e do novo desafio no mundo da fotografia Juliano Vicenzi/Divulgação
Foto: Juliano Vicenzi / Divulgação

Captar o belo para a posteridade parece ser uma vocação de Vanessa Fortes Tonietto. Graduada em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com formação em Gestão Contemporânea, além de uma imersão realizada na França em Liderança Feminina, nos últimos tempos ela reuniu estas referências em uma nova motivação pessoal com foco, também, na fotografia.

– Acredito que a fotografia estava intrínseca em mim, sempre tive paixão pela história da arte. E fotografia é uma arte que depende do olhar – diz Vanessa, que frequenta as aulas do curso de Fotografia da UCS, com ênfase em Produção de Moda.

Reunindo todas estas facetas, ela busca um jeito próprio de lidar com a máquina fotográfica.

– Gosto muito dos detalhes, da luz, vou achando a minha forma de ver e compor os contrastes. Fotografia é um momento de entrega tanto do fotografado quanto meu – conceitua.

Leia mais
Conheça as crenças e os sonhos de Luciane Lopes Perez, a mulher que está à frente da cultura em Caxias
Mãe e filha falam sobre como exercem, trabalhando juntas, amorosidade por meio da arte
Há sete meses vivendo em meio à natureza, Doris Peteffi Guerra conta por que largou a vida na cidade

Vanessa acredita que esse fazer artístico é afetividade e cuidado:

– É buscar aquilo que você está vendo de melhor na pessoa. Assim, estou me expressando também. Tem que ser leve, verdadeiro e bom –diz.

No dia a dia, há tempos, ela registra os momentos de diversão e carinho familiar.

– Nas viagens, sempre sou a fotógrafa oficial. O Beto diz que registra na memória, mas eu gosto de lembrar e mostrar essas imagens para a posteridade – diz a caxiense, casada com o empresário Roberto Tonietto, com quem tem a filha Maria Eduarda Fortes Tonietto, de sete anos.

É com o clã que Vanessa coleciona instantâneos de beleza e amor. Ela conta que, vinda de uma família da Terceira Légua, filha de José Moacir Fortes e Marli Beatriz Zignani, adora o feito à mão, as paisagens e os sabores da colônia.

– Gostamos de estar juntos, dos almoços no interior, de ir à chácara ou à praia, de estar com os amigos. O grande prazer da vida é ver a simplicidade em tudo. O simples é o que te completa – descreve ela.

Em isolamento devido à pandemia de coronavírus, Vanessa tem aprofundado suas leituras em busca de referências para seus trabalhos. Além disso, está remodelando o layout de sua marca, a Vanessa Tonietto Fotografia, e cuidando da nova casa da família, no condomínio Villa Bella. No meio disso tudo, faz reflexões:

– A quarentena propicia mil ideias e projetos. Já fiz editoriais e produções de moda e beleza e sigo nisso. Gosto do que seja orgânico, clean, contemporâneo e funcional. O momento é de reavaliação das atitudes não só internas, mas também aquelas que ocorrem no mundo – pondera.

Fotógrafos que inspiram
::
Sebastião Salgado
:: Robert Capa
:: Annie Leibovitz

Leituras que estimulam
:: "Em Busca do Sentido", Vitor Frankl
:: "A Viúva Clicquot", Tilar J. Mazzeo
:: "Fotografia - O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital", Tom Ang

Leia também
Escritora Marina Colasanti será tema de curso online promovido pelo Instituto de Leitura Quindim
Famílias de crianças com autismo enfrentam desafios com o distanciamento social
Pedro Guerra: felicidade e autopermissão
O drive-in de volta: formato tem renascido como alternativa ao momento de distanciamento social
Viaje sem sair de casa: zona arqueológica de Tula preserva a cultura tolteca
Viaje sem sair de casa: conheça a o aqueduto no México que é Patrimônio Mundial da Unesco
Viaje sem sair de casa: conheça a cidade mexicana de Tepeapulco   


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros