Sesc Caxias promoverá quatro shows na varanda, o primeiro será neste domingo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Ao vivo14/05/2020 | 17h06Atualizada em 14/05/2020 | 17h06

Sesc Caxias promoverá quatro shows na varanda, o primeiro será neste domingo

Quem abre a programação é o músico Dan Ferretti

Sesc Caxias promoverá quatro shows na varanda, o primeiro será neste domingo Malcoln Robert/Divulgação
Espectadores serão os moradores vizinhos ao prédio do Sesc Caxias Foto: Malcoln Robert / Divulgação

O músico Dan Ferretti tem larga experiência de palco, mas ainda se sente um novato quando a tarefa é tocar sem plateia física. Nesta semana, o cantor, compositor e instrumentista caxiense realizou sua primeira live, adentrando ao universo cada vez mais atual das apresentações longe do público, porém, repletas de afeto que vêm das redes. Já neste domingo (17), ele abrirá a programação do projeto Música na Varanda, do Sesc. Novamente, não contará com um aglomerado de pessoas à frente do palco, como está acostumado, mas ganhará acompanhamento de espectadores que surgem nas janelas e sacadas dos prédios ao redor. Particularidades do tempo de distanciamento que vivemos: as plateias estão em casa, mas permanecem sedentas por arte, e os artistas se esforçam para encurtar o caminho até elas.

Na apresentação deste domingo, a artista poderá matar um pouquinho da saudade que tem sentido dos palcos tradicionais. Vai se apresentar na varanda do prédio do Sesc Caxias, que fica de frente para a Rua Moreira César. Os espectadores não estarão todos ao alcance da vista do músico, mas estão sendo levados em conta para a criação do repertório.

– Acho que o Sesc está fazendo um carinho para a vizinhança e eu estou pensando em músicas para fazer com que essas pessoas se sintam aconchegadas – aponta Ferretti, que deixará o repertório autoral um pouco de lado para priorizar canções conhecidas da música popular brasileira, entre elas Águas de Março e Maria, Maria.

O projeto Música na Varanda foi formulado pelo Sesc em 2017, quando as varandas ainda nem eram tão populares entre os artistas. Os tempos atuais se encarregaram de tornar a sacadinha arredondada da sede da instituição ainda mais propensa a se tornar palco. Mas se antes as apresentações eram pensadas para alcançar quem estava passando na rua, agora, valorizam quem está em casa.

– Antes, a gente vinha trabalhando esse projeto durante a semana e em horários de pico. Agora, no fim de tarde do domingo, será mesmo para valorizar moradores do nosso entorno. Ele cumpre um pouquinho do nosso papel de proporcionar qualidade de vida e bem-estar para a comunidade, e também de fazer um ensaio, quem sabe, para a retomada de uma produção local. Vamos ter que entender como a cultura vai se comportar a partir de agora – aponta Luciana Stello, gerente do Sesc Caxias.

Além do show de Dan Ferreti, neste domingo, o Música na Varanda também terá apresentações nos dias 31 de maio (Joel Vianna), 14 de junho (Pietro Ferretti) e 28 de junho (Mirta Gomez). Os artistas são todos de Caxias, seguindo a política do Sesc de valorização à cultura local, ainda mais importante agora, com a áspera crise enfrentada pelo setor.

– Além de levar um pouco de alegria para o pessoal aqui do nosso entorno, é também dar um incentivo, mesmo que de uma forma até singela, para continuar fomentando a produção local – defende Luciana.

Além desta edição especial do Música na Varanda, o Sesc Caxias terá outras ações culturais durante o período de distanciamento social, entre elas, uma intensa programação de lives.

Programe-se
:: O quê: Música na Varanda.
:: Onde: na varanda do Sesc Caxias (Rua Moreira César, 2.462).
:: Quando: neste domingo (17), às 17h, show com Dan Ferretti. No dia 31, às 17h, show com Joel Vianna. No dia 14 de junho, às 17h, show com Pietro Ferreti. No dia 28 de junho, às 17h, show com Mirta Gomez.

Leia também
Instituto Quindim entrevista a colombiana Yolanda Reyes, neste sábado
Artista Anilto Caureo irá leiloar obra com renda revertida ao Brechó Chicão Cantora Tatiéli Bueno participa de live internacional nesta sexta
André Costantin: baleia cósmica
VÍDEO: banda Yellow Evening mostra primeiro clipe, resultado do distanciamento social
Prefeitura realiza cadastro para artistas atuantes em Caxias
Lançado primeiro delivery de harmonização de cerveja e comida de Caxias do Sul
Músico Sandro Stecanela apresenta Live da Varanda neste domingo, em Caxias  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros