Programação da Semana de Museus terá visitação virtual - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cultura18/05/2020 | 16h55Atualizada em 18/05/2020 | 17h31

 Programação da Semana de Museus terá visitação virtual

Atividades em Caxias do Sul e Bento Gonçalves poderão ser acessadas pelas redes sociais

 Programação da Semana de Museus terá visitação virtual Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Interessados podem conhecer mais sobre o Museu Casa de Pedra por meio de um passeio virtual Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Há uma construção muito antiga, datada na penúltima década do século 19. Pedra sobre pedra, foi erguida pela família Lucchese, no Travessão Thompson Flores da Nona Légua, onde hoje fica o bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul. Desde 1975, a Casa de Pedra, virou museu, através de uma ação do poder público municipal, e foi inaugurada para celebrar a Festa da Uva daquele ano. O espaço é o museu público mais visitado em Caxias. Em 2019, foram 11.595 visitantes, de um total de 37.570 entre todos os espaços, segundo levantamento da Secretaria da Cultura. No entanto, em função das ações de prevenção à covid-19, está fechado para visitação.

A pandemia do coronavírus é uma chaga. É pior do que uma ferida, porque deixará sua marca não apenas na triste estatística de mortos (que segue aumentando), mas bem como em todos os campos do conhecimento e da vida em sociedade. Para driblar os impactos no setor cultural, e manter viva a programação da 18ª Semana Nacional de Museus, cujo tema deste ano é "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão", Caxias do Sul e Bento Gonçalves decidiram realizar visitas virtuais pelos seus acervos.

— Partimos do princípio de que o museu é um espaço de troca, generoso, inteligente, instigante e delicado. Um museu não é apenas um acervo de objetos, ele precisa servir de ponte e dialogar com a sociedade. A pandemia é uma tragédia, mas por outro lado, mesmo que por linhas tortas, acabou potencializando o alcance dos museus com a sociedade, através da internet, possibilitando novas leituras — defende com o Itamar Ferretto Comarú, diretor dos Museus, da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul (SMC).

Durante esta semana, está disponível nas redes sociais da SMC o vídeo do Museu Ambiência Casa de Pedra, com informações e uma visita no interior do espaço.

— Precisamos ajudar a disseminar a ideia de que o museu não é um gabinete de curiosidades ou um antiquário. Os museus nos dão a oportunidade de ler o tempo em múltiplas dimensões — justifica Comarú.

Entre outras atividades — confira a programação completa até o final de junho abaixo —, a SMC vai realizar, até o dia 24, jogos no formato quiz sobre cada um dos museus de Caxias do Sul. O jogo desta semana é sobre o Memorial Atelier Zambelli. O objetivo é apresentar curiosidades e fatos históricos importantes desses locais para a população. 

Museu dos Capuchinhos

Essa mesma interação com a comunidade é promovida pelo Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (Muscap). O espaço promoverá uma exposição virtual intitulada "Nossas memórias com os Capuchinhos". Para participar é simples: quem tiver fotos ou documentos a respeito dos Freis Capuchinhos e desejar compartilhar é só enviar para o Muscap pelo número (54) 99681-7733 (WhatsApp) ou pelo e-mail educativo@muscap.org.br.

Bento Gonçalves

A programação alusiva à Semana Nacional de Museus ocorre até o dia 24, em Bento Gonçalves, também de forma virtual.

— Com o isolamento social necessário para evitar a disseminação da covid-19, torna-se inviável a visita presencial desses lugares por algum tempo. Por outro lado, é uma necessidade do ser humano conhecer lugares novos e apreciar paisagens, como forma de lazer e contato com a natureza e a cultura — defende a museóloga Deise Formolo, do Museu do Imigrante, em Bento.

Como primeira atividade, serão lançados nas redes sociais os Roteiros Culturais Virtuais, que contemplam os locais das casas históricas de Bento Gonçalves que fazem ou farão parte do inventário municipal. Para esta data será apresentado a Linha Eulália Baixa. Os demais locais serão publicados periodicamente.

PROGRAME-SE

CAXIAS DO SUL
Os vídeos podem ser acessados nas redes sociais da Secretaria de Cultura (@culturacaxiasdosul ou facebook.com/culturacaxiasdosul). Algumas iniciativas também estão disponíveis em caxias.rs.gov.br.

Disponível — Museu Ambiência Casa de Pedra
Dia 25 de maio — Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial
Dia 1° de junho — Monumento Nacional ao Imigrante
8 de junho — Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn
15 de junho —Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
22 de junho — Memorial Atelier Zambelli

BENTO GONÇALVES

O conteúdo poderá acessado pela página da Secretaria de Cultura no Facebook (/culturabentogoncalves) e também pelo site da prefeitura municipal (bentogoncalves.rs.gov.br/noticias/cultura).

Quinta-feira (21)
Lançamento de um material didático elaborado a partir de um fanzine produzido em outras épocas pelas equipes da instituição, intitulado "Histórias e Memórias", que conta a história de Bento Gonçalves.

Sexta-feira (22)
Lançamento do podcast do Museu intitulado "Porão do Museu", que contará com publicação quinzenal com temáticas relacionadas à história de Bento Gonçalves e cotidiano do Museu.

Leia também
Artista caxiense Sérgio Maciel Filho mostra exposição "Expande Feito Líquido" em formato virtual 
Sandra Cecília Peradelles: perdoar-se e seguir em frente
Projeto "Música Daqui" lança rede de apoio a artistas gaúchos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros