Músico caxiense lança seu primeiro disco em live, na sexta-feira, dia 8 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cultura06/05/2020 | 15h48Atualizada em 06/05/2020 | 16h24

Músico caxiense lança seu primeiro disco em live, na sexta-feira, dia 8

'You', de Pedro Costi, foi produzido com recursos do Financiarte, da Prefeitura de Caxias

Músico caxiense lança seu primeiro disco em live, na sexta-feira, dia 8 Bruno Kriger/Divulgação
"Por mais que preze a poética, preciso de uma narrativa e de um propósito para minhas músicas", revela Pedro Costi. Foto: Bruno Kriger / Divulgação

Em tempos de pandemia a dobradinha internet + música tem sido um bálsamo, seja para gregos ou troianos. Para além das ideologias, o que seria do mundo sem um som para clicar e deixar a poeira baixar? Sem perder o olhar na realidade, é claro. É nessa onda que muita gente tem se beneficiado com a divulgação de suas obras. Depois do lançamento, na semana passada, do clipe e single O Brasil vai acabar, da banda Cuscobayo, a boa nova dessa semana é a estreia do projeto Sea Token, do caxiense Pedro Costi.

Leia ainda
Caxienses da Cuscobayo lançam primeiro single do disco novo nesta sexta 

O músico  prepara para esta sexta-feira, dia 8, uma live para divulgar o seu primeiro álbum, chamado You, produzido com recursos do Financiarte, no edital de 2018. Aliás, a obra de Pedro Costi foi o único projeto de música contemplado naquele ano, em uma das leis de fomento da cidade que tem sido mais enfraquecidas desde 2017.

You, na visão de seu criador, é uma obra que retrata "a humanidade como qualidade das relações pessoais". De certa forma, as oito músicas parecem carregar um tom profético, porque Costi nunca imaginaria que iria lançar seu disco em meio a uma pandemia global. No entanto, suas canções reforçam a necessidade de melhores relacionamentos interpessoais.

– Descubro que tenho uma veia de cronista musical. Não conhecia o termo. Por mais que preze a poética, preciso de uma narrativa e de um propósito para minhas músicas – revela Pedro Costi, 25 anos.

You será lançado digitalmente, a partir desta sexta-feira, dia 8, nas principais plataformas de streaming. O CD ainda não tem prazo de lançamento.

– A Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF), da prefeitura, teve o mandato encerrado em março e ainda não obtivemos informações de novo mandato. Essa comissão precisa aprovar a arte do encarte do álbum para que possamos produzi-lo. Mas a comissão está inativa – explica.

Costi se diz influenciado, atualmente, por cinco gêneros musicais, e que de alguma forma fazem parte do seu arsenal enquanto compõe, como o Metal Progressivo, Deathcore, Rock, Folk e K-Pop. E todas as canções são cantadas em inglês.

– Por mais que minha língua nativa seja o português, eu uso o inglês no meu dia-a-dia há mais de 10 anos. Consumo quase todo o tipo de informação em inglês, com alguma pequena porcentagem para outros idiomas (incluindo o português). Por essa imersão, me sinto muito mais confortável em me expressar no inglês, que acabou se tornando meu idioma preferencial.

Entre 2011 e 2012, Costi estudou na Suécia para aprimorar suas técnicas de voz e piano. Ele entende que sua passagem por lá, lhe ampliou o espectro artístico em dois aspectos:

– Primeiro, em conhecimento teórico e desenvolvimento de técnica musical e, em segundo, em exemplo de como diferentes instrumentos, harmonias e músicos conseguem se entrelaçar para melhorarem uns aos outros, ora agindo em conjunto, ora individualmente.

Em You, Costi compôs as músicas e letras, além de criar as linhas melódicas e tocar todos os instrumentos, com exceção da bateria, que foi criada e executada por Diogo Dall'Agno. A gravação do CD foi realizada no Estúdio Black Stork; Costi e Benhur Vieira Lima assinam a produção do musical; a mixagem de som também é de Benhur Vieira Lima e a masterização de Francisco Maffei.

PEDRO COSTI POETIZANDO SOBRE AS SUAS CANÇÕES:

1) LUCK: "Com sorte, toda aventura termina em um lar".

2) STRAIGHT TO YOU: "Meu tempo é curto, mas é teu".

3) BLOODSTREAM: "Todo medo é enorme até passar".

4) SOPHIE: "Quando a crueldade do mundo machuca, prefiro olhar pra ti".

5) YOU: "Perco a mim mesmo o tempo todo, mas te encontrei uma vez só".

6) FROM THE TALLEST BUILDING IN TOWN: "Procurei o que queria onde sabia - passei a procurar o nada em tudo".

7) MY PARENTS' HOUSE: "O pôr-do-sol faz de tudo mais bonito por um momento".

8) PEOPLE: "Quando erro, lembro de acertar".

LANÇAMENTO
O quê:
live de lançamento do disco You, do projeto Sea Token, de Pedro Costi.
Quando: sexta-feira, 8, às 20h.
Onde: no perfil do Instagram @seatokenmusic.
Financiamento: Financiarte (Prefeitura de Caxias do Sul).

Leia também
Cláudio Muratore Eberle morre em Caxias do Sul aos 81 anos
Artista caxiense Sarh lança "Menina", primeira faixa de seu EP, nesta sexta
Grife Osklen vira alvo de polêmica ao vender máscaras de proteção com preço acima do mercado


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros