Grupo caxiense Quiquiprocó inicia série de vídeos com brincadeiras e atividades para a criançada - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Teatro28/05/2020 | 07h45Atualizada em 28/05/2020 | 07h45

Grupo caxiense Quiquiprocó inicia série de vídeos com brincadeiras e atividades para a criançada

Conteúdos serão postados no YouTube e no Facebook às sextas-feiras

Grupo caxiense Quiquiprocó inicia série de vídeos com brincadeiras e atividades para a criançada Grupo Quiquiprocó/Divulgação
Darlan Gebing, Andréa Peres e Carol de Lima formam o Quiquiprocó Foto: Grupo Quiquiprocó / Divulgação

Mesmo longe dos palcos, os caxienses do grupo teatral Quiquiprocó decidiram colocar seus mais de 20 anos de experiência em prática para espantar o tédio de pais e crianças nesta quarentena. O elenco utilizou o YouTube para produzir vídeos semanais para a gurizada, propondo brincadeiras e atividades que convidam a interagir e colocar a imaginação para fora. Os conteúdos serão publicados sempre à sextas-feiras no canal Grupo Quiquiprocó, sendo também compartilhados na página do grupo no Facebook, de mesmo nome.

Com estímulos a praticar dança, música, desenho e ao próprio teatro, os conteúdos serão produzidos pela própria trupe, liderada pela atriz e diretora Andréa Peres e que conta ainda com Carol de Lima e Darlan Gebing. No vídeo inaugural, a própria Andréa transforma três caixas em instrumentos musicais. Na brincadeira, as crianças têm de acompanhar a trilha musical com notas agudas, médias e graves, abrindo ao mesmo tempo a caixa correspondente a cada intensidade, como se o som saísse delas. Um divertido exercício de iniciação musical com coordenação motora. 

Em atividades como essa inicial, a participação é complementada por materiais adicionais enviados aos participantes por um grupo de WhatsApp, que interessados podem pedir para ser adicionados no número (54) 99109-6358.

– Essa ideia é um resgate de um projeto que tínhamos junto com a UCS TV, de fazer um programete neste sentido, mas que ficou engavetado. Como agora tínhamos algum tempo sobrando por causa da quarentena, e também porque muitos pais, mães e professores entravam em contato pedindo dicas de atividades, resolvemos colocar em prática. A ideia é que os vídeos sejam curtos e dinâmicos, no máximo cinco minutos, que é o tempo que as crianças param na frente da tela sem perder a concentração – comenta Andréa Peres.

Andréa, que também é gestora do grupo, comenta que a pandemia atingiu em cheio o Quiquiprocó, que teria como principal ocupação neste primeiro semestre a Feira do Livro Infantil de Bento Gonçalves, com três meses de oficinas de construção de bonecos para os professores. Ficou para o ano que vem. Também foram canceladas apresentações do espetáculo A Carroça das Relíquias, um dos sucessos da trupe. Para não ficar parado esperando a tormenta passar, os artistas tiveram de usar aquilo que eles têm de melhor, a criatividade:

– Estamos finalizando um videoclipe da Bambina (personagem protagonista do espetáculo A Magia da leitura), que deve ficar pronto daqui algumas semanas. Temos uma apresentação em vídeo agendada com o Sesc Caxias do Sul para o próximo dia 6 de junho, e também estamos dando início à venda de serenatas para o Dia dos Namorados. Nos próximos dias começaremos a divulgar o card para quem quiser nos contratar – conta Andréa.

Leia também
Projeto caxiense Drum Beat Dance mostra primeiro som nesta quinta
Live solidária dos caxienses da Yangos é atração nesta quinta-feira, nas plataformas do Sesc-RS
Ciro Fabres: o "novo normal"
Site antecipa novidades sobre o documentário bento-gonçalvense "Nem Eu Sei Tudo"
Antonio Giacomin cria bazar com até 60% de desconto em obras 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros