Dia da Toalha ganha programação caxiense nesta segunda, no formato online - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 
 

No Instagram24/05/2020 | 15h50Atualizada em 24/05/2020 | 15h50

Dia da Toalha ganha programação caxiense nesta segunda, no formato online

Ainda é possível se inscrever para desfiles de cosplay e cospobre

Dia da Toalha ganha programação caxiense nesta segunda, no formato online Lucas Amorelli/Agência RBS
Coleção de action figures será mostrada em live com participação de Gustavo Canevese Foto: Lucas Amorelli / Agência RBS

O público nerd costuma ter muita afinidade com o meio digital, mas isso não diminui o desafio em organizar a programação caxiense do Dia do Toalha totalmente voltada ao formato online. A sétima edição, marcada para ocorrer nesta segunda (25), via Instagram, carrega esta particularidade alinhada ao momento de distanciamento social que vivemos. Com atividades previstas entre 14h e 22h, a iniciativa pretende engajar fãs do universo nerd para um dia de entretenimento e troca. 

Leia mais
Dia da Toalha reúne fãs da cultura nerd em Caxias

O Dia da Toalha é realizado em Caxias desde 2014, mas é conhecido no mundo todo desde 2001. O ano marcou a morte de Douglas Adams, criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, espécie de “bíblia” do público nerd. É da obra também que surge a emblemática toalha, descrita pelo autor como uma das mais complexas ferramentas já inventadas. Para manter viva a memória de Adams e celebrar o gosto por personagens e histórias da cultura nerd, o Dia da Toalha ganha comemorações ao redor de todo o mundo. Em Caxias, a organização da programação deste ano fica por conta dos amigos Mona Carvalho, Rafael Dambros e Wagner Carsten. 

Entre os momentos mais tradicionais do Dia da Toalha versão caxiense estão os desfiles de cosplay e cospobre (interessados em participar ainda podem se inscrever pelo www.monacarvalho.wordpress.com). A ideia é que as pessoas criem fantasias inspiradas em seus personagens preferidos do cinema, quadrinhos ou literatura. Quem chega mais perto do original é cosplay, já quem tem poucos recursos para investir na fantasia (mas criatividade de sobra) acaba se enquadrando no cospobre.

– Neste ano, convocamos as pessoas a mandarem vídeos de até 15 segundos mostrando suas fantasias. São vídeos curtos para que possam ser disponibilizados nos stories do Instagram. Também nos stories vai rolar a enquete que definirá os preferidos do público nas categorias cosplay e cospobre. Lá pelas 22h30min pretendemos divulgar os ganhadores – comenta Mona Carvalho, que vai disponibilizar os vídeos no @curadoriaindependente.

Dia da Toalha ganhará edição online em 2020<!-- NICAID(14497047) -->
A criatividade é o principal elemento nos desfiles de cospobresFoto: Claudia Velho / Divulgação

Além dos divertidos desfiles, a programação do Dia da Toalha em Caxias também terá pelo menos quatro lives dedicadas a explorar diferentes elementos dentro do universo nerd. A Do Arco da Velha Livraria e Café vai dar dicas de literatura relacionadas ao tema, o pessoal do Tesla Studio vai contar sobre sua trajetória na produção de histórias em quadrinhos independentes, já Guilherme Adamatti vai mostrar as esculturas que cria em homenagem a personagens da cultura nerd num bate-papo com o colecionador de action figures Gustavo Canevese, e Rafael Algures compartilhará conhecimento em quadrinhos de terror. 

– Toda a programação é caxiense, com profissionais que atuam aqui. As lives serão transmitidas pelos perfis de cada um, justamente para incentivar que as pessoas conheçam mais sobre os trabalhos desenvolvidos por eles – explica Mona.

Com a bagagem de ter realizado seis edições da iniciativa Atelier Virtual, que ofereceu bate-papos com artistas visuais pelo Instagram, Mona tem se esforçado para explorar as mídias digitais da forma mais adequada durante o distanciamento social. 

– Me questiono sobre uma saturação de informações e em como podemos planejar as ações de forma mais estratégica. Tento gerar uma rede de conexões que acaba refletindo em possibilidades de como vamos pensar a cultura daqui para frente – reflete.

Programação para esta segunda
:: 14h até as 21h30min: desfile de cosplay e cospobres - stories transmitido por @curadoriaindependente.
:: 18h até as 18h30min: live com dicas de livros do mundo nerd, da Livraria do Arco da Velha, transmitida pelo @doarcodavelha.
:: 18h40min até as 19h10min: live sobre trabalhos do estúdio independente Tesla HQ, transmitida pelo @teslahq.
:: 19h20min até às 20h10min: live com as esculturas de Guilherme Adamatti e com as action figures do colecionador Gustavo Canevese, transmitidas pelos perfis @adamattiart e @gutocanevese.
:: 21h20min até as 21h40min: live sobre quadrinhos de terror, com Rafael Algures, transmitida pelo @rafaelalgures.
:: 21h50min: encerramento da votação do desfile de cosplay e cospobres, transmitido pelos stories do @curadoriaindependente.
:: 22h até as 22h30min: ganhadores dos desfiles de cosplay e cospobre, transmitidos pelos stories do @curadoriaindependente.

Leia também
Festival Téti abre financiamento coletivo para viabilizar edição online
Escritora Marina Colasanti será tema de curso online promovido pelo Instituto de Leitura Quindim
Sertanejo da Serra participa do festival Música Daqui 
Lanche diferente? Aposte no sanduíche olímpico
Neve e veículos, uma combinação perfeita para fotos
Famílias de crianças com autismo enfrentam desafios com o distanciamento social
O drive-in de volta: formato tem renascido como alternativa ao momento de distanciamento social  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros